Acrópoles – O restaurante grego mais tradicional de São Paulo

Sempre quis conhecer o Acrópoles, autêntico restaurante grego no centro de São Paulo. Trabalhei por 2 anos no Kebab Salonu,  restaurante do Chef Rodrigo Libbos especializado em gastronomia turca e pude aprender com ele muito sobre as cozinhas turca, árabe, grega, e de todo o “oriente próximo”. Impossível não me interessar por todas as culturas que se misturaram durante o domínio do Império Otomano.
O Acrópoles sempre foi tido como uma grande referência do verdadeiro sabor da gastronomia grega em São Paulo, a oportunidade de ir conhecê-lo era um momento que esperava já a um bom tempo..

Fui levar a Laura e uma amiga para comprarem roupas na R: José Paulino e resolvi passear pelo bairro Bom Retiro. Era umas 10 horas da manhã de sábado e eu só pensava no café da manhã. Foi quando passei na frente do que parecia um simples boteco e vi uma mesa com alguns senhores falando grego e tomando Uzo, a bebida grega de anis, como o Raki ou o Arak. Tamanha foi minha alegria que mesmo a essa hora entrei para conhecer o restaurante.

O Acrópolis se assemelha a qualquer boteco/restaurante do centro antigo de São Paulo, salvo pelas dezenas de matérias, indicações e premiações expostas por toda a parede do lugar.
Guia da Folha, Guia Quatro Rodas, até no Guia Josimar Melo, um dos principais críticos gastronômicos da atualidade o Acrópoles aparece a mais de 10 anos.

Para os desavisados pode parecer estranho mas o restaurante não possui cardápio. Os preços dos pratos são expostos na parede e a forma de pedí-los é no mínimo peculiar.

Esperei as meninas terminarem as compras e voltamos quando o restaurante já estava aberto.
Os pães gregos servidos são deliciosos, parecidos com pães iranianos, feitos com farinha integral e coalhada.

Estávamos em 3 pessoas e pedimos 1/2 porção de Polvo ao vinagrete de entrada. O polvo estava maravilhoso, já comi polvo de todas as maneiras, mas esse me levou direto ao mediterrâneo, simplesmente perfeito.

Então fomos escolher nossos pratos. Para pedir, você vai até a entrada da cozinha, onde estão expostos todos os pratos feitos no dia. Escolhe o que quer e o garçom leva na mesa para você. Iguarias especiais como pato, cordeiro, Mussaka, que é tipo uma lasanha grega de berinjela com carne de cordeiro, lulas recheadas, polvo e muito mais.

As meninas pediram camarões a parmegiana, o prato veio bem caprichado com uns 7 camarões rosa a parmegiana, mais o acompanhamento que em um prato veio com arroz e batata bolinha no azeite,

E no outro com risoto de frutos do mar.

Queria provar todos os pratos e tenho certeza que voltarei mais vezes para comer outras delícias, então acabei pedindo o que chamam de prato misto, que veio com lula recheada, polvo ao vinho e risoto de frutos do mar. Com sabor marcante de canela e outras especiarias, o prato estava simplesmente divino.

Os pratos parecem individuais mais são gigantes. Vimos muitas mesas com 4 pessoas dividindo 3 ou até 2 pratos.  A pimenta servida é muito saborosa. Feita somente com azeite, não possui alta acidez deixando um aroma espetacular.

Para a sobremesa uma deliciosa torta de maçã com uma massa feita com coalhada muito macia e saborosa…

…e um galactoboireco, uma torta de massa filo recheada com creme de nata maravilhosa. Só experimentando para entender.

Antes de ir embora impossível não agradecer o Seu Trasso, ou Thrassyvoulos Georgios Petrakis, senhor quase centenário que a mais de 50 anos recepciona os privilegiados que vem provar esta comida maravilhosa.

Restaurante Acrópoles
R: da Graça, 364 – Bom Retiro – São Paulo

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *