Benoit – Paris – Alain Ducasse

Das experiências e visitas programadas em Paris, conhecer o Benoit com certeza foi uma das mais esperadas. O renomado bistrot abriu em 1912 e foi vendido pela família do Monsieur Petit ao grupo de Alain Ducasse em 2005.


Situado em uma praça muito charmosa, o Benoit é notado somente para quem sabe para onde vai, tamanha a discrição do lugar.


Fizemos reservas com alguns dias de antecedência, única forma de comer no restaurante,  já na entrada nos deparamos com o maitre perguntando se tínhamos reserva.
O lugar é maravilhoso, um autêntico bistrot parisiense, sua estrela Michelin se percebe em tudo que se vê, da decoração, passando pelo serviço impecável e terminando em uma cozinha clássica de uma delicadeza que impressiona.

No segundo andar, um salão exclusivo para eventos impecavelmente montado…

Optamos pelo Menu servido somente no almoço, com 3 opções de entrada, 3 de pratos principais e 3 sobremesas que fica disposto em cima das mesas e custava 34 Euros…


… e ao sentarmos já fomos recepcionados com os pãezinhos de queijo servido em toda a rede do Ducasse. Na verdade são mais para broas de queijo, muito leves e macias.

As entrada que pedimos foram o ” Graisserons de canard, pain de campagne toasté” que era uma terrine de carne e fígado de pato servido com torradas de pão preto e endívia com um molho tipo tártaro mas muito leve e saboroso…

… e “Oeuf et poireaux, sauce gribiche” um ovo cozido em baixa temperatura servido com alho-porós pochê e o molho gribiche…

Para acompanhar tomamos o vinho em jarra da casa fantástico de apelação regional e produção bem pequena.

Os pratos principais chegaram no tempo correto, uns 4 minutos depois que terminamos as entradas e surpreenderam pela delicadeza. Pedimos o “Filet de daurade grise, carottes et panais vichy” um filé de Dourado com legumes… o que surpreendeu foi o molho feito de leite de côco e ervas de provence…

… e um “Joue de boef d’Aubrao en moronton, garniture dún pot au feu” que era uma simples carne de panela com legumes que veio perfeita. Cada legume cozido à perfeição e a carne extremamente maravilhosa.

O restaurante realmente impressiona, são 80 lugares e uma cozinha de menos de 3m X 6m com 3 cozinheiros e 1 pia. O Chef explicou que o tamanho é reduzido para que os cozinheiros não precisem andar para pegar nada necessário para cozinhar… tudo com uma organização impecável.

Até a área de finalização dos pratos no salão era pequena, muito elegante e bem organizada.

Para finalizar a experiência pedimos de sobremesa “Assortiment de tartes au chocolat ou aux fruits de saison” umas tortinhas de chocolate e chocolate com figos frescos maravilhosos…

… e “Bavarin au rhum, crème fouettée” que era tipo um pão de ló alto e muito macio servido com o creme fouette, quase um chantilly mais leve e aerado, e regado por um rum maravilhoso.

Para mim, a melhor experiência gastronômica que tive até hoje. algo realmente único!!!

Benoit – Alain Ducasse
20, rue Saint Martin – Paris – França
http://www.alain-ducasse.com/en/restaurant/benoit

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

5 comentários em “Benoit – Paris – Alain Ducasse

  • 17 de julho de 2012 em 04:10
    Permalink

    Andre, tenho blog de experiências gastronômicas chamado notasdesabor.com.br . Farei uma viagem gastronômica para Paris em outubro e iniciei as pesquisas… Parabéns pelo seu blog! Muita coisa legal, a começar por esse post do Benoit… Alguma outra dica de restarantes e bistros e padarias e brasseries em Paris? Abraços, Bruno!

    Resposta
    • 17 de julho de 2012 em 21:17
      Permalink

      Oi Bruno, em primeiro lugar muito obrigado pelos elogios, é muito bom saber quando as pessoas gostam dos posts.
      Especificamente sobre Paris tenho alguns posts aqui no blog como o restaurante do Alain Ducasse na Torre Eifel, o Le Jules Verne, tem o kong também que faz reinterpretações japonesas da tradicional culinária francesa. O Relais de Entrecote com o famoso Entrecote com fritas e uma casa especializada em Foie Gras, o Comptoir de la Gastronomie.
      Os marcadores da barra lateral do blog estão em ordem alfabética, basta clicar em Paris que vc pode visualizar todos os posts de lá.

      Grande abraço, obrigado pela visita e uma ótima viagem!!!

      Resposta
  • 17 de janeiro de 2013 em 00:50
    Permalink

    I like the helpful information you provide in your articles.
    I'll bookmark your weblog and check again here regularly. I am quite sure I'll learn
    many new stuff right here! Good luck for the next!
    Also visit my webpage :: sailing Croatia

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *