Cantina Gigio – Pinheiros – São Paulo

São Paulo é uma cidade maravilhosa, cheia de opções para todos os gostos, mas é impressionante a dificuldade de encontrar um restaurante aberto segunda a noite. Conheço bem as dificulades de manter uma casa aberta todos os dias da semana, como o maior número de funcionários, escalas de folgas alternadas dificultando a padronização na execução, problemas de tempo para realizar as manutenções necessárias, etc, mas esse dia internacional da folga dos funcionários de restaurante as vezes complica a vida de quem quer jantar fora neste dia.
Nesta segunda feira, depois de ir em diversas opções na Vila Madalena e Pinheiros e encontrando todos fechados, tivemos a grata surpresa de ver aberta a Cantina Gigio, na Rua dos Pinheiros.

A cantina inicialmente instalada no Brás, tem esta segunda unidade, bem espaçosa e com um estacionamento próprio, que custa 12 reais. Neste restaurante, a cozinha fica bem na entrada, separada da rua apenas por um balcão para entregas delivery e um janelão de vidro.

O bar fica em frente à cozinha em um ambiente separado do restante do restaurante.

A decoração é das cantinas elegantes de antigamente, com móveis e forros de madeira escura, além das cadeiras de couro antigo.

O couvert é oferecido antes de ser servido e está no cardápio por 6,50 por pessoa. Nem sei se tem reposição porque já colocam uma quantidade enorme de pães italianos, uma sardela muito gostosa e uma alichela com pedaços grandes de aliche, que se você pedir reposição com certeza não come mais nada.

Além do couvert, você pode escolher outras opções de entradas como as torradas giggio, umas quase torradas de pão italiano, servido com manteiga, alho e orégano…

… ou se aventurar em um buffet de antepastos, a 79 reais o kilo. O buffet também é uma boa forma de comprar a sardela para levar…

A casa foi feita para receber mesas grandes. As porções alimentam até 5 pessoas facilmente. Tivemos duas oportunidades de provar a comida da cantina, na primeira vez, só eu e a Laura, pedimos meia porção de nhoque ao funghi, mas pedimos para trocar o molho branco por vermelho, o que foi feito prontamente, sinal que o molho lá é fresco e não um caldeirão cozinhando a noite toda e pronto desde antes de abrir o restaurante, ponto pro Gigio.

O nhoque estava maravilhoso, o funghi com sabor e textura para mastigar, além de um ótimo molho de tomates, muito fresco. O parmesão oferecido também de ótima qualidade e ralado grosso, muito bom.

Na segunda visita, também em uma segunda feira já que é meu dia de folga, fomos em 4 pessoas e pedimos duas meia porções. Um excelente fetuccine verde marinara, feito com molho de tomates e frutos do mar em abundância,  com diversos camarões , lulas e uns mariscos divinos,

…e um saltimboca a la romana, um filé recheado de presunto crú e sálvia na manteiga, vinho branco, molho roti e servido com purê de batata. Neste caso o filé estava maravilhoso, mas o molho estava com muito amido.

De sobremesa, as porções também não fazem feio, provamos um maravilhoso pudim de leite, intenso e bem consistente. Quase em dois não conseguimos terminar.

A Cantina Gigio é uma excelente opção de cantina na cidade. Suas massas são um espetáculo e tudo é feito artesanalmente. Além disso, é ótima para quem não quer gastar uma fortuna, mas quer comer uma bela massa.
E se quiser receber em casa, eles surpreendem na distância em que aceitam os pedidos…na dúvida é melhor ligar e perguntar!!!

Cantina Gigio
R: dos Pinheiros, 355
http://www.cantinagigio.com.br/

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

6 comentários em “Cantina Gigio – Pinheiros – São Paulo

  • 28 de setembro de 2011 em 16:46
    Permalink

    Olá André,
    Que coincidência…o Bruno do Kekanto havia comentado sobre essa cantina também e fez ótimas recomendações. Já estava com vontade e depois de ver sua dica fiquei mais curioso ainda. Já deixei na minha lista de restaurantes a visitar.

    Abs,
    Carlos

    Resposta
  • 28 de setembro de 2011 em 18:55
    Permalink

    Olá,

    Muito bom esse seu post deu água na boca só de ver as fotos todas as comidas parecem muito gostosas, as torradas, queijos, o nhoque com certeza vou deixar anotado a indicação para quando passar por São Paulo dar uma passada por lá.

    Abraços,
    Verônica

    Resposta
  • 28 de setembro de 2011 em 20:13
    Permalink

    O Prujanskki,
    É gnocchi e nao nhoque e nunca em tempo algum vai molho madeira no saltimboca a la romana.

    Resposta
  • 28 de setembro de 2011 em 22:33
    Permalink

    Carlos, é muito engraçado como as vezes isso acontece. Já teve post que pesquisei no google antes de postar e depois vi que outro blog postou junto…deve ser a consciência coletiva rsrs Gde abraço

    Verônica, que bom que gostou. Só lembre de trazer mais gente pra não ter que levar muita comida pra casa. Abraços

    Querido amigo Cláudio, como você deve ter notado o post foi escrito em Português ex: Português (nhoque), Italiano (gnocchi) rsrs a Dilma se intitula presidenta e eu escrevo nhoque rsrs o saltimboca vou editar como descrito n cardápio do restaurante. Abs

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *