Cantinho da Ostra – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis

Santa Catarina é famosa pela produção de 90% das ostras cultivadas em território brasileiro, sendo que Florianópolis produz boa parte desse quinhão. Os principais pontos de produção ficam no Sul da ilha, principalmente na região do Ribeirão da Ilha e nas primeiras praias do Norte da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.
Em Santo Antônio de Lisboa, uma família de maricultores montou um quiosque bem em frente a praça da linda Igreja de Nossa Senhora das Necessidades construída no século XVIII.

Realmente trata-se apenas de um quiosque na frente do mar, mas em um ambiente magnífico e com comida autêntica, pescada no dia e servida de forma simples e deliciosa.

Como a cidade tem um ritmo próprio, aqui tudo é mais devagar, então não espere atendimentos padronizados, eficientes e desprovidos de alma. Aconchegue-se bem, peça uma bebida gelada, desligue seus smartphones e receba tudo de bom que este lugar tem para oferecer.

Para mim nada acompanha melhor ostras do que caipirinha de cachaça, que aqui é artesanal feita na região.

Aliás recomendo pedir sua bebida preferida, uma dúzia de ostras frescas ao natural e depois o cardápio. Muita gente fica apenas nelas que são a grande iguaria daqui mas o Cantinho da Ostra tem outras delícias.

Comemos bolinho de siri, feitos com siri que foi cozido, quebrado e descascado aqui. Sinceramente nunca comi um siri com este sabor nos melhores lugares em São Paulo. Este siri verdadeiro é encontrado em quase todos os restaurantes de frutos do mar e peixarias da cidade.

Também comemos camarões fritos ao alho e óleo, médio e tão frescos que as cascas são macias. Comi com casca, cabeça e tudo, como sempre fiz.

Para finalizar, pastéis de ostra, sim, cerca de uma dúzia de ostras médias refogadas dentro de cada pastél.

As ostras usadas para molhos e recheios são menores, mas para mim tem seu sabor ainda mais acentuado do que as ostras GG, quando pedir ostras, peça sempre ostras médias.

Passamos uma tarde maravilhosa, sentindo o sabor do mar de Floripa a cada mordida em meio desta natureza espetacular.

Cantinho da Ostra
Praça 15 de Novembro, 240 – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis
48 3235- 2296

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *