Circuito Alternativo – Chi Fu, o chinês mais famoso da Liberdade!!!

Com certeza o restaurante chinês mais famoso da liberdade é o Chi Fu. Especializada em frutos do mar, a casa até atende ocidentais, mas não faz muita questão não…pouquíssimos garçons entendem mais ou menos português e não se espante se pedindo uma coca zero, você receba uma coca normal e zêlo (gelo).

Servindo comida chinesa de verdade para chineses de verdade, o Chi Fu não se assemelha em nada com China in box ou outros chineses “americanizados”, sendo seu tempero muitas vezes bem exótico para o paladar do brasileiro. 

Todo repaginado, não lembra nem de longe sua antiga casa, com aquários de peixes e camarões usados nos preparos ainda vivos e bem à mostra no fundo do salão…

 Na casa nova, ao lado da antiga, a decoração se tornou suntuosa, mas sem perder algumas pérolas do lugar como o carrinho com bacias de plástico para recolher a louça das mesas ou o detergente Ipê no moderno banheiro.

O Chi fu é um restaurante para ir em grupos maiores, com mais de 6 pessoas, pois as porções são bem grandes e o gostoso do lugar é pedir vários pratos para conhecer um pouco de tudo. Desde os tradicionais chop-sueys (versão chinesa para o yakisoba) até pratos exóticos como bucho de peixe ou  rã.

Neste dia estávamos somente em 3 pessoas e acabamos pedindo poucos pratos, mas o lugar merece várias visitas para  se aventurar em seu extenso cardápio.
Pedimos 3 pratos nesse dia, começando com “macarrão com frutos do mar” , com bastantes frutos do mar, algas, o macarrão bem frito e um tempero suave.

Os pratos são servidos praticamente juntos e postos na parte giratória da mesa para a felicidade de todos. Logo em seguida serviram as “Ostras com Dao Si”. São ostras abertas no vapor e servidas com bastante cebolinha e “Dao Si” que é um fermentado do feijão Azuki com gosto forte e salgado. Prato bem diferente, para mim, maravilhoso.

E por fim vieram as “lulas ao molho” que são as lulas servidas com um molho à base de molho de ostras e óleo de gergelim… divino esse prato. As lulas são extremamente macias e o molho sensacional.

Alguns pratos já são clássicos para a gente e quase sempre que vamos lá pedimos, como o pato assado, a rã frita ou o siri com alho. Vale a pena experimentar todos.

Quando os funcionários do restaurante decidiram que estávamos satisfeitos, de repente aparece na mesa uma melância de cortesia e a conta hahaha sem opção de comer mais hahahaha mas o Chi fu é assim, ame-o ou deixe-o.

Alguém tem coragem de discutir a conta com o garçon???

O restaurante não aceita cartões e faz cara feia para cheques…o melhor é pagar a conta com dinheiro vivo mesmo, a não ser que você discuta em chinês sobre o assunto. Além disso, se vier em até 4 pessoas esteja preparado para dividir a mesa, pois são todas redondas para 10 lugares e é normal juntarem alguns casais em uma mesma mesa, mesmo atendendo separadamente.
Chi Fu
Pça. Carlos Gomes, 200, Liberdade, 3112-1698

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

7 comentários em “Circuito Alternativo – Chi Fu, o chinês mais famoso da Liberdade!!!

  • 22 de abril de 2011 em 12:46
    Permalink

    POIS É ANDRÉ, E EU COM O APTO BEM PERTINHO DAI E NÃO CONSEGUIR IR AINDA!MAS QUE BELEZA DE DESCRIÇÃO. CREIO QUE EU JUNHO VOU AI

    Resposta
  • 2 de outubro de 2011 em 23:33
    Permalink

    Olá André,

    Realmente o Chi Fu é um dos mais famosos da Liberdade…mesmo aqueles que ainda não foram, com certeza já ouviram falar!

    Faz tempo que não vou lá…mas justamente pelo detalhe que você comentou. É um local para ir com uma turma grande…com pelo menos uma meia dúzia de amigos…assim dá para experimentar bastante coisa tb…

    Aproveitando, sabe aquele meu comentário no Facebook sobre o blogueiro que copiou fotos minhas para usar no blog dele? Pois vi outras fotos lá que me eram familiares e lembrei que tinha visto aqui no seu post sobre o Chi Fu. Não sei se ele é seu conhecido e porventura almoçou com você neste dia, ou se é realmente um picareta. Aí vai o link:

    http://perto-e-longe.blogspot.com/2011/07/restaurante-chines-chi-fu.html

    Abs,
    Carlos

    Resposta
  • 3 de outubro de 2011 em 00:32
    Permalink

    Oi Carlos, nem conheço esse rapaz rsrs. Ele se apropriou de minhas fotos e colocou no blog dele como fez com as suas.
    Estou buscando orientação jurídica sobre o caso. Obrigado pelo aviso.

    Abraços,

    André Leiras

    Resposta
  • 8 de outubro de 2011 em 22:44
    Permalink

    já parei duas vezes na porta desse restaurante com vontade de entrar mas não entrei, acredite, por medo…rsrsrsr.
    só tinha chinês lá dentro, tive a impressão que ia quebrar a cara…depois fiquei sabendo que os garçons não falavam português então nem na porta passei mais.
    depois do seu relato, agora vou!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *