Circuito Alternativo – Riconcito Peruano – São Paulo

Claro que não é somente na Liberdade que encontramos um circuito alternativo com restaurantes típicos abertos para alimentar a comunidade de imigrantes da região.
Enquanto na Liberdade encontramos restaurantes chineses, japoneses e coreanos, na região central encontramos muitos lugares com comida árabe, coreanos também, além de clássicos paulistanos que sobrevivem desde as épocas mais áureas do centro de São Paulo.
De tanto ouvir falar dentro do meio gastronômico de um restaurante peruano autêntico, bom e barato no centro da cidade, aproveitei um dia em tive que ir para a região e fui conhecer o Riconcito Peruano.

O endereço é fácil, Rua Aurora, 451, mas para os mais desavisados esta rua fica bem no meio da infelizmente famosa Cracolândia. A entrada do restaurante não possui placas nem letreiros, somente uma porta com uma escada e o número do lugar. No dia que fui não vi nenhum Craqueiro e rua estava tranquila, mas sugiro que venham de táxi para evitar ter que caminhar a pé dos estacionamentos da região.

O restaurante é bem simples, mas muito autêntico. Da decoração, programação da TV aos atendentes, cozinheiros, caixas e a grande maioria dos clientes, todos são peruanos.

O cardápio também é todo autêntico oferendo bebidas e comidas locais. De bebidas oferecem a Inka Kola, um refrigerante peruano que no dia que fui estava em falta e a Chicha Morada, uma bebida feita do extrato de um tipo de milho preto que se produz por lá e foi servida bem doce

Como estava sozinho e já sabia que as porções aqui são boas, claro que para primeiro prato que iria comer do lugar pedi um ceviche misto, servidos com corvina, camarões, polvo, lula, “leche de tigre” (feito de caldo de peixe com limão, pimenta e temperos) e servido com alface, batata doce (de lá) e um delicioso milho crocante ( de lá). Com certeza absoluta foi o melhor ceviche que já comi na minha vida.

Além dos Ceviches a casa oferece diversas opções de comidas típicas, como a Chaufa ( arroz com vários legumes e carnes), os ensopados ( Parihuela) ou as frituras ( Chicharrón). Os preços são baratíssimos com pratos individuas que variam dos 13 aos 30 reais, todos muito bem servidos e pratos para até 4 pessoas na faixa dos 90 aos 110 reais.
Adorei a minha experiência e achei que foi uma viagem a gastronomia do Perú sem sair de São Paulo.

Riconcito Peruano
Rua Aurora, 451 – Centro – São Paulo
Sem site – Fone: 11 3361-2400

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *