Circuito Alternativo – SENDAI – Liberdade – São Paulo

Já deu para perceber que adoramos comida japonesa. Ultimamente a grande maioria dos restaurantes que visitamos são orientais. É uma comida gostosa, saudável e além disso vale o que se paga. 
Conhecemos o restaurante Sendai por conta de um querido amigo, o Chef Daniel Hirata, chef do famoso Mori Sushi nos Jardins, que inclusive já fizemos dois posts ( post 1) ( post 2).
Restaurante bem tradicional, em um cantinho da Liberdade, feito por japoneses e servindo em sua grande parte japoneses da colônia.

Sendai ou Xendai é a capital da província de Miyagi, no Japão e entrando no restaurante parecia que tínhamos atravessado meio mundo e chego até lá…

Estávamos olhando o cardápio e enquanto isso tomei um saquê gelado que veio transbordando muito, para trazer muita fartura como diz a tradição. Tradição essa já um pouco ocidentalizada mas ainda sim uma tradição.

Como a grande maioria dos restaurante tradicionais, o Sendai trabalha apenas com o cardápio a la carte e como queríamos comer algo mais autêntico, fugimos do combinado “sushi, sashimi”.
Pedimos então uma porção de guioza de entrada, simplesmente divinos, feitos de forma artesanal são completamente diferentes dos guiozas comprados prontos dos rodízios por aí.

Após o guioza pedimos um Teishoku de Anchova. Teishoku no japão é comparado ao nosso PF, com a diferença de ser servido com diversos itens em pequenas porções.
Nosso teishoku veio com cerca de 10 itens, servidos todos ao mesmo tempo como manda a tradição.
O Gohan, arroz japonês era especial, realmente muito gostoso, algo que você não encontra em qualquer restaurante.

E o tofú, que é o queijo de soja, estava divino. Não sou tão chegado no tofú, pois para mim sempre teve gosto de Ades, mas esse era quase um creme e foi servido junto com bifum, o macarrão de arroz. Com certeza esse eu comeria diversas vezes tamanha a leveza deste prato.

Outra porção que surpreendeu foi o Tsukemono que é a conserva japonesa. Cada restaurante serve uma conserva diferente, mas aqui ela era feita com um legume pouco conhecido por aqui, parecido com o ruibarbo.

Ainda no Teishoku, provamos o sashimi que junto com o gohan estava uma combinação perfeita…

…e a anchova grelhada. Fora Floripa que serve uma Anchova maravilhosa, em São Paulo só nos restaurantes japoneses que comemos este ótimo peixe, que aqui foi feito de forma exemplar, crocante por fora e muito suculento por dentro.

Ainda comemos o sunomono pouco ácido e bem crocante…

… um tempurá de camarão e legumes espetacular,

….missoshiro muito bom também,…

e uns legumes frescos como nabo e pepino japonês.

Enquanto comíamos podemos ver ocidentais entrando e saindo do restaurante quando sabiam que não se tratava de um rodízio, e muitos orientais se deliciando com Teishokus que não paravam de sair da cozinha.

A quantidade servida no Teishoku é mais que suficiente para uma pessoa, mas como já tínhamos comido o guioza não precisamos pedir mais nada e saímos os dois satisfeitos. Parece pouca comida, mas o número de itens é grande e todo o conjunto é uma refeição completa.

A casa também é famosa por servir pratos mais exótico como o King Crab, carangueiro que tem a pesca filmada no programa da discovery “Pesca Radical”…

…ou Unagui, enguia de agua doce muito saborosa quando bem feita.

Na hora de ir embora, balinhas ácidas personalizadas e a certeza que comemos uma autêntica comida japonesa.
Claro que os itens exóticos são caros, mas neste dia, gastamos perto de 100 reais em 2 pessoas com entrada, prato principal e saquê.

Restaurante Sendai
R: da Glória, 148 – Liberdade – São Paulo
http://www.restaurantesendai.com.br/

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *