Encontro gastronômico na Serra – Parte 1 – Monte Verde – MG

Este final de semana tive o prazer de ir a um encontro gastronômico de chefs e amantes da gastronomia que é realizado em diversos lugares, e desta vez o lugar escolhido foi Monte Verde no restaurante de um dos chefs. A cidade fica a 3 horas de São Paulo, no estado de Minas Gerais, distrito da cidade de Camanducaia.
Com atrações rurais, como passeio à cavalo, de quadriciclo, trilhas e tiroleza, Monte Verde também agrada com uma gastronomia típica da Serra, com muita truta, pinhão, fondues e chocolates.

O encontro foi realizado no charmoso restaurante Villa Dona, lugar de comida italiana de qualidade mas com um toque Serrano, com pratos como o risoto de pinhão com truta grelhada…

De decoração baseada no artesanato mineiro , o restaurante apresenta na entrada uma “boneca de rocca” com o resumo do cardápio…

…e dentre as outras decorações, um simpático “chef” na porta da cozinha.

Como chegamos na cidade um dia antes do evento, que seria realizado com o restaurante fechado, aproveitamos para conhecer o cardápio com dois dos pratos mais pedidos na casa.
O primeiro prato foi a Lasanha da Donna… montada na hora diretamente no prato, com massa fresca e mix de cogumelos selvagens…se você não sabe o que perdir em um restaurante que não conhece, peça o prato com o nome da casa. Normalmente representa muito bem a proposta do lugar.

Acabei comendo outro prato que tinha cogumelos já que quase nunca dispenso um prato com pato.
O nome do prato é Fettuccine do Sérgio, feito com massa fresca, cogumelos shimeji, shitake e paris salteados em azeite de majericão e com uma bela coxa e sobrecoxa de pato confitada.

No dia seguinte aguardamos a chegada dos participantes para iniciar o encontro. Todos amantes da gastronomia que trabalham com ela ou cozinham por prazer. Desde produtores de hortifrutis, vinicultores, professores, restauranteurs e chefs de cozinha até um artista que usa os alimentos como materia prima para sua arte, todos levaram um pouco do que fazem melhor para o evento.

Como o tema deste evento foi comida árabe, começamos os trabalhos fazendo as principais mezzes árabes, queimando as berinjelas para o babaganush.

Após queimar as berinjelas, descascamos elas e batemos com pasta de alho, tahine, limão e sal.

Enquanto isso, cozinhamos parte do grão de bico para fazer hommus e deixamos outra parte do grão de bico hidratando com favas para o falafel.

O Hommus ficou maravilhoso, textura e sabor muito bons!!!

E o Falafel também agradou bastante, apesar de que fizemos para umas 100 pessoas… e ainda tinha mais…

… Pão sírio feito na hora…

Kibe crú…

E para acompanhar uma deliciosa capirinha de grappa artesanal com tangerina e folhas frescas de cravo da índia. Isso com praticamente todos os ingredientes produzido por algum participante do evento.

Como a coisa foi longe,  posto em seguida o restante da festa. Para quem quiser conhecer o restaurante seguem os dados abaixo.
Villa Donna Restaurante
R: Rolinha, 33 – Galeria Vila Europa – Monte Verde – Camanducaia – MG

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

14 comentários em “Encontro gastronômico na Serra – Parte 1 – Monte Verde – MG

  • 8 de abril de 2011 em 06:42
    Permalink

    Oi sou a Flor do Nordeste la da comunidade Capiaus, gente conheço metade do pessoal,e claro conheço a donna do restaurate e o lugar mais lindo e aconchegante que ja vi no brasil, adoro monte verde amo villa donna e seus patroes, nen sei oq ui faalr mais parabens pelo post Andrè.

    Resposta
  • 8 de abril de 2011 em 10:51
    Permalink

    muito bem feito seu blog, a visão de um artista fotógrafo e cozinheiro, achei bárbara a sua versão do encontro. Parabéns.

    Resposta
  • 8 de abril de 2011 em 11:08
    Permalink

    Rendeu uma bela crônica ilustrada… foi um encontro memorável aos participantes, não?

    Resposta
  • 8 de abril de 2011 em 12:37
    Permalink

    Memorável, assim como esse delicoso blog que já fazparte dos meus favoritos desde a sua criação.
    Uma pena eu não ter podido ir ao encontro que deve ter sido maravilhoso, não só pela excelente comida, mas pelos amigos que lá estiveram.
    No próximo eu estarei, se tudo permitir, com certeza.

    Abraços ao André, Claudio, Sônia, Milton, Wiland, Marcelo, Kilo,Carlos e a Fernanda, que não aparece na foto, mas sei que estava lá.

    Resposta
  • 8 de abril de 2011 em 13:02
    Permalink

    … uma pena eu não ter podido ir ao encontro que deve ter sido maravilhoso, não só pela excelente comida, mas pelos amigos que lá estiveram. [2]

    … quando eu crecer quer ter um blog assim bonito ;o))

    Resposta
  • 8 de abril de 2011 em 17:58
    Permalink

    Valeu pessoal. Obrigado pelos coments.
    Os pratos principais e a arte do Milton vão ter destaque no segundo post do encontro.
    Beijos a todos.

    Resposta
  • 8 de abril de 2011 em 21:24
    Permalink

    Ai, que delícia de encontro ! Babei nas fotos !

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2012 em 13:47
    Permalink

    sou cozinheiro libanesa amas de 15 ano se precisa de alguma dica entra em contato comigo vejo que vc tem boa vontade de espandir aculinaria .boa sorte

    Resposta
    • 9 de dezembro de 2012 em 23:01
      Permalink

      Obrigado, realmente gosto bastante da culinária tuco/árabe. grande abraço e volte sempre!!!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *