Espírito Santo Bar e Cozinha Portuguesa – Itaim Bibi – São Paulo

Desculpem a demora para postar mas estes últimos dez dias foram bem corridos e só agora consegui colocar os posts em ordem. Depois da viagem para Brasília voltei para a rotina do restaurante já me preparando para passar um tempo em Floripa daqui a umas semanas. Nesse meio tempo recebemos a visita da mãe da Laura e aproveitamos para conhecer um excelente bar e restaurante português no Itaim, o Espírito Santo.

A Laura já conhecia este bar/restaurante por estar bem próximo de seu trabalho, mas nunca conseguimos vir pois ela me disse que os pratos eram muito grandes.

 

A decoração do lugar é linda, as cadeiras são bem confortáveis e todo o ambiente é muito aconchegante. Para quem gosta de vinhos a carta é bem atraente e possui opções de taça e meia garrafa.

O Espírito Santo não é um lugar barato, mas está na média dos bons lugares em São Paulo. Tudo aqui é feito com muito cuidado e com produtos frescos e de qualidade.

O couvert não agradou e preferimos recusar, ele se resume em dips de azeitona preta, verde e amêndoas.  Como aqui é também um bar, tivemos diversas opção para escolher de entrada.

Preferimos pedir os premiados bolinhos de bacalhau da casa, que fazem jus à sua fama. Foi com certeza o melhor bolinho de bacalhau que comi em São Paulo.

Extremamente sequinho mas suculento, com bastante bacalhau e tempero no ponto certo. Só de descrever aqui já me deu vontade de voltar lá e pedir uma porção.

O chopp oferecido é Brahma e é servido bem gelado e tirado corretamente. Ótima opção para o pessoal do happy hour.

Parte do cardápio é escrito em giz nos quadros negros espalhados pelo bar lembrando os botecos portugueses. As porções aqui são enormes e servem pelo menos duas pessoas.

Estávamos em 3 pessoas e pedimos “apenas” 1 Bacalhoada Portuguesa. O prato demorou uns 20 minutos e estava simplesmente maravilhoso.  Mesmo estando todos satisfeitos, ainda assim sobrou um pouco de guarnição.

O Gadhus Morhua veio farto, bem alto e desmanchando na boca. Os legumes assados juntos com azeitonas e bastante azeite de oliva  lembraram meu falecido avô português. Foi uma refeição memorável.

Como eu estava de folga tínhamos bastante tempo para aproveitar o dia e vimos o lugar encher de pessoas afim de comer ou petiscar.  No fim ainda provamos uma deliciosa torta de Santiago…

e o pastél de Santa clara que achei bom, mas preferi a torta.

Um lugar elegante e despojado que mantém uma alma portuguesa forte e tem como princípio básico: “Enquanto houver gelo, há esperança”.

Espírito Santo Bar e Cozinha Portuguesa
Av. Horácio Lafer, 634 – Itaim Bibi – São Paulo

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

2 comentários em “Espírito Santo Bar e Cozinha Portuguesa – Itaim Bibi – São Paulo

  • 22 de outubro de 2012 em 16:40
    Permalink

    Hummm que delícia André… fiquei com água na boca!! Adorei a resenha. Parabéns!!!

    Resposta
    • 24 de outubro de 2012 em 12:56
      Permalink

      Obrigado pela visita Sabrina!!! Vale a pena conhecer o Espírito Santo nem que seja para comer um bolinho de bacalhau e tomar um chopp.
      Bjs

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *