Feijoada do Bolinha – São Paulo

Sempre quis conhecer a feijoada do Bolinha, até porque é a feijoada mais famosa de São Paulo. O problema é que todo brasileiro é expert em feijoada e já comeu o prato centenas de vezes feito de centenas de formas diferentes.
A casa que serve feijoada a décadas durante muito tempo teve o prato como única opção no cardápio, mas hoje oferece também alguns pratos executivos durante a semana.

Logo na entrada um fogão a lenha mantém quente um caldinho de feijão com alguns acompanhamentos que são servidos assim que sentamos na mesa.

O caldinho estava bom, mas nada demais.

Serviram também uma cesta com fatias de pão francês, alguns pães de queijo quentinhos e manteiga.

A batidinha que dizem também servir  na entrada não foi oferecida, pedi então um caiprinha de cachaça que custou perto de 15 reais e veio em uma mini caldereta de 200ml cheia de gelo, achei muito cara e pequena.

Junto com as entradas, uma porção de mandioca frita, bacon e torresminho é servida e o garçon informa que a feijoada será servida assim que for solicitado.

O bolinha oferece duas versões de feijoada, a tradicional e a light, que vem sem pé, rabo e orelha de porco. Pedi a tradicional porque gosto destas partes do porco no feijão, mas aí veio a decepção. Achei a feijoada normal e exatamente o pé e o rabo do porco estavam pouco cozidos e não soltavam dos ossos. Também não gostei da couve que em vez de tiras finas foi servida em pedaços grossos e repicados.

Ainda provei uma fatia de quindim que estava gostoso,

E um ótimo café expresso com petit fours, mas no fim achei que o Bolinha não vale o que cobra (107 reais por pessoa no Domingo)  e com certeza não é a melhor feijoada servida na cidade.

Bolinha – A casa da feijoada
Av. Cidade Jardim, 53 – Jardim Europa – São Paulo
http://www.bolinha.com.br/

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

7 comentários em “Feijoada do Bolinha – São Paulo

  • 13 de agosto de 2012 em 16:43
    Permalink

    Olá André,
    O Bolinha sempre aparece nas revistas e guias que indicam como a melhor feijoada mas no fundo nunca tive muita vontade de ir lá pois sabia que iria me decepcionar. Você só comprovou isso…

    Você que é chef sabe que cobrar R$ 107 por uma feijoada é muito…mesmo utilizando os melhores ingredientes, colocando o custo trabalhista do restaurante, etc…a matéria prima para uma feijoada é barata!

    Eu acabo comendo feijoada mais em casa mesmo pois não é difícil de preparar uma boa…mas dos lugares que comi fora gostei do Sujinho, do Veloso e do Bar da Dona Onça. Todos com preços bem mais em conta…

    Abs,
    Carlos

    Resposta
    • 14 de agosto de 2012 em 21:36
      Permalink

      Olá Carlos, tudo bem? Ótimas colocações. Em relação ao preço nem discuto, na verdade você paga o ambiente, limpar sua boca de feijoada em guardanapo de linho e ter uma brigada grande à sua disposição, mas nesse caso a comida também tem que ser diferenciada. Não comi feijoada em nenhum dos lugares que você falou, mas o do Bar da Dona Onça também é bem famoso.

      Grande abraço

      Resposta
    • 21 de agosto de 2012 em 15:02
      Permalink

      Bar da Dona Onça rules!!!
      Pequeno e aconchegante, sem holofotes, num dos maiores ícones da arquitetura em São Paulo que é o Copan, feijoada honesta, preço razoável, ótima dica.
      Abc,

      Resposta
  • 13 de agosto de 2012 em 20:04
    Permalink

    André, melhor feijoada é em casa.
    Eu nem vou lá há muito tempo, mas uma boa opção é o Star City que serve feijoada de 2ª a 2ª, não é nada de excepcional, mas cumpre muito bem a tarefa de matar a vontade de uma boa feijuca.
    Fui ver o endereço e achei o site:
    http://www.starcity.com.br/br/index.html

    Abs

    Resposta
    • 14 de agosto de 2012 em 21:40
      Permalink

      Olá René, tudo bem? Comer fora para mim é um prazer tão grande quanto cozinhar. Acho maravilhoso ver a forma como cada um faz cada tipo de prato, principalmente os mais temáticos como moqueca, feijoada, paella e outros.
      Obrigado pela dica, está anotado.
      Abs

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *