Festival Gastronômico – Pousada Zé Maria – Fernando de Noronha

Dentre os programas gastronômicos de Fernando de Noronha com certeza o mais concorrido é o Festival Gastronômico que acontece todas as quartas e sábados na Pousada Zé Maria, que a vários anos ganha o prêmio de melhor pousada do Brasil pela revista Viagem e Turismo.

IMG_1082

A pousada é realmente espetacular, com um ótimo equilíbrio entre o rústico e o moderno, uma estrutura invejável e um atendimento dos melhores que já tive.

Fomos no festival 2 vezes em nossa viagem. A primeira como clientes e a segunda como Chef convidado do Zé Maria, onde tive o prazer de servir dois pratos no festival.

IMG_1023

O Festival Gastronômico é muito mais que uma refeição, sendo um grande evento que reúne gastronomia, música e muita animação.

As mesas são reservadas mas comunitárias. Percebi nos dois dias que fui uma atenção especial nas reservas, onde casais ficavam agrupados em algumas mesas e solteiros em outras, evitando constrangimentos.

As bebidas são cobradas fora do festival e a carta de vinhos e drinks é realmente enorme, atendendo todos os bolsos e paladares.

IMG_1042

Assim que sentamos em nossa primeira visita, recebemos barquetes de camarão e um caldo de peixe maravilhoso enquanto aguardávamos os demais clientes chegarem.

IMG_1036

Já no dia em que fui convidado, tivemos o prazer de sentar na mesa da família do Zé Maria e provar de uma iguaria exclusiva para os convidados do Zé, o Sarapeixel, Sarapatel feito com miúdos de peixe. De sabor forte achei excepcional!!!

IMG_1151

A medida que a casa ia enchendo, vimos a linda mesa sendo posta com dezenas de pratos e acompanhamentos, após isso o próprio  Zé Maria chama todos os convidados em volta da mesa e apresenta cada prato do Festival.

IMG_0913

Nesta hora fui chamado para apresentar os pratos que fiz, um Cebiche de Frutos do mar com tomate cereja e um toque de laranja, além de um purê de frutas ao curry. Momento muito especial que conseguimos registrar.

Quero aproveitar e agradecer a toda a equipe da cozinha que me recebeu como sendo da família, fazendo deste o melhor dia que passei em Noronha, cozinhando produtos fresquíssimos com pessoas maravilhosas.

Um agradecimento especial ao meu querido amigo Chef Santana e a Cicia, que me emprestou sua faca usada “pra matar boi”.  Essa é Guerreira!!!

Em sua humildade e com a consciência que só um grupo unido para fazer desta a melhor pousada do Brasil, o Zé Maria faz questão de chamar a brigada da cozinha para também apresentar os pratos. Nesta hora o Chef Moreno representa sua equipe com maestria.

IMG_0914

Dentre os pratos oferecidos temos vários destaques como a farofa de pão, o arroz de jaca e o tartar de atum com gergelim, todos muito saborosos.

IMG_0886

Temos também o peixe em crosta de sal e na folha de bananeira, picanha e paleta de cordeiro. O tipo de peixe muda de acordo com o que foi pescado no dia.

IMG_1148

É impressionante a técnica usada para fazer a crosta de sal, onde é usado sal marinho, farinha de trigo e ervas da horta hidropônica do Zé Maria. O resultado final lembra uma peça de barro que sela totalmente o peixe, mantendo sabor e umidade.

IMG_0918

Nos dois dias do Festival, comemos sashimis fresquíssimos, lagosta, bacalhau, ostras, vários peixes e frutos do mar.

Abaixo temos filé de cavala em quatro molhos, de abacaxi, oriental, manteiga de alcaparras e ao pomodori.

IMG_0889

Mas com certeza a grande estrela da festa é a famosa paella do Zé Maria, uma paella diferente, servida em um paelleira enorme e com alguns ingredientes inusitados.

O próprio Chef Moreno chama de paella nordestina, já que é um prato cremoso, feito com purê de mandioca, molho 4 queijos e leite de côco. Mesmo não sendo uma paella clássica ela é linda e muito saborosa!!!

IMG_0923

Após todos os 200 comensais terminarem seu jantar a mesa é recolhida e no seu lugar é montada uma mesa pornográfica de sobremesa, com mais uma infinidade de doces, tortas, pudins e sorvete.

Nesta hora quem assume a apresentação é o filho do Zé Maria, o Tuca Noronha, gente finíssima que brinca dizendo que está apresentando as sobremesas do festival já que seu pai teve um problema muito sério, a preguiça!!!

 

IMG_0927

Na mesma linha do seu pai, o Tuca chama a responsável por todas essas maravilhas, a confeiteira Dulce, um amor de pessoa que ainda me ensinou a fazer Bolo de rolo, umas das delícias que estavam no festival.

IMG_1157

Maravilhas como torta de Nutella, pudim de chocolate, cheese cake de amora e outras delícias são postas na mesa. Tudo feito artesanalmente aqui mesmo.

IMG_0925

Além dos doces, vários licores e café são oferecidos aos privilegiados que participam deste evento, tudo feito em um ambiente muito alegre com música ao vivo onde todos são convidados a participar, fazendo deste momento uma grande festa.

IMG_0926

Meu agradecimento especial a esta figura exemplo de empreendedorismo, simpatia e bom humor. Obrigado Zé Maria pelo convite especial e pelos momentos de alegria que estivemos por aí.

Aconselho quem quiser participar do festival que faça sua reserva assim que comprar as passagens, pois conheci pessoas que não conseguiram um lugar no festival mesmo com 3 semanas de antecedência.

O restaurante da Pousada é aberto ao público em geral todos os dias para almoço e jantar, sendo o jantar exclusivo para o Festival as quartas e sábados.

IMG_0931

Pousada Zé Maria

Rua Nice Cordeiro, n.01 – Floresta Velha ( 15 minutos a pé da Vila dos Remédios) – Fernando de Noronha – Pernambuco

http://www.pousadazemaria.com.br/

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *