Gastronomia nativa – Rancho de Canoa – Florianópolis

Definitivamente Florianópolis não tem apenas sotaque, mas também o inigualável gosto da culinária luso-açoriana mesclado com a cultura dos índios Carijós. Visitar estes recantos nativos é como viajar ao passado, tendo uma experiência marcante e renovadora.
Um destes recantos bem nativos é o Rancho de Canoa, que, como o próprio nome diz, começou como um rancho de pesca onde o proprietário pescador começou a vender peixe frito com pirão, bolinho de siri e camarão a milanesa feitos pela própria mãe na cozinha do rancho. Hoje se tornou um excelente lugar para quem deseja entrar no coração ilhéu. 

O restaurante fica à beira do Canal da Barra, que liga a Lagoa da Conceição ao mar e concentra amantes de esportes náuticos, banhistas despreocupados e gente bonita.

O cardápio é variado e apresenta clássicos da região como ostras gratinadas, camarão na moranga e camarão à grega, mas nesse dia os pratos escolhidos foram diferentes.

Inicialmente vieram torpedos de siri, algo que nunca cansamos de comer, pois em Florianópolis encontramos sempre siri sendo vendido vivo o que garante sua qualidade e sabor.

Depois foi pedida uma moqueca ilhoa de camarão e um filé de linguado, que também é largamente encontrado no litoral catarinense e veio acompanhado de pirão, batatas fritas, arroz e farofa.

Tudo muito simples, mas também muito bem feito e saboroso… para mim, confort food total!!!

O pirão tradicionalmente feito escaldado, sem passar pelo fogo, é uma das melhores lembranças que tenho da ilha. Basta colocar a farinha de mandioca catarinense (farinha torrada não funciona) e jogar o caldo de peixe ou camarão fervendo por cima, mexendo sem parar. O resultado é um pirão mais grosso, rústico, mas com um sabor bem melhor que o pirão cozido.

A moqueca, com muito camarão mesmo… diferente da moqueca baiana, os nativos fazem com os legumes picados e com o caldo do camarão…

No fim, só muito espaço no prato para conseguir saborear tudo.

Hoje o Canal da Barra abriga diversos restaurantes na sua grande maioria com história muito parecida, todos com seus defensores e críticos.

 Cada trapiche é um restaurante, o melhor é conhecer todos e fazer a sua escolha.

Rancho de Canoa
R: Laurindo de Souza, 188 – Fortaleza da Barra – Florianópolis

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

2 comentários em “Gastronomia nativa – Rancho de Canoa – Florianópolis

  • 25 de maio de 2011 em 21:17
    Permalink

    Uma delicia de comida sem contar o visual fantastico…amamos…ja faz parte de nossa tradição

    Resposta
  • 28 de maio de 2011 em 10:55
    Permalink

    A Fortaleza da Barra é um lugar maravilhoso né Regina? Só quem conhece Floripa pra saber.
    Abs

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *