Gastronomia Turca – A alma de um povo !!!

A Gastronomia Turca é uma aula de história… por ter sido ocupada por diversas civilizações com suas próprias culturas, a Turquia soube misturar todas estas culturas.
Claro que não é só de Doner kebabs que vivem os Turcos, apesar de que lá eles são realmente encontrados em cada esquina. Alguns muito bonitos, outros nem tanto, mas é fato que o Doner kebab é uma comidas mais consumidas pelo menos em Istambul…

Frutas da época também são muito consumidas e aproveitar a safra delas é muito comum. Por sorte pegamos a safra da romã e pude provar um suco natural espremido na hora…simplesmente divino. Sem contar a extrema simpatia de todos os turcos que conversávamos.

Fora o consumo do doner kebab, o shish kebab também é muito consumido, feito de carne de cordeiro, boi, frango ou legumes.

Conhecido pelo mundo como a “Feta Grega” o queijo feta é produzido extensamente em toda Turquia e tem origem balcânica. Seu sabor e forma de produção depende de cada região e de cada produtor trazendo centenas de opções saborosas.

As especiarias também são largamente utilizadas. Diversos “blends” de especiarias são feitos para cada tipo de uso, sendo uma verdadeira disneylandia para gastrônomos e gourmets, experimentar todos estes sabores e aromas é realmente uma experiência inesquecível…

Utilizada como forma de garantir a disponibilidade de verduras e legumes por todo o ano, as conservas são outro ponto forte da gastronomia Turca. São indispensáveis para acompanhar todos os pratos populares.

Mas das conservas a mais popular e consumida com certeza são as azeitonas…lá temos azeitonas de todos os tipos sabores e cores…é realmente impressionante. As azeitonas são consumidas em todas as refeições, inclusive nos cafés da manhã…

Os peixes também são muito consumidos e expostos nas feiras de maneira interessante… suas guelras são puxadas para fora e expostas para mostrar que o peixe está fresco.

Da mesma forma que conservas legumes e verduras em forma de conservas, os turcos secam suas frutas para consumo fora da estação, damascos, tâmaras, figos, uvas e diversas outras frutas são secas para consumo em alimentos e bebidas.

Todos estes grupos alimentares são preparados e apresentados em forma de mezzes, que são como tapas, picas, antipastos, ou entradinhas como queiram chamar… são legumes e verduras preparados de várias formas como pastas, grelhados, conservas e outras apresentações…

Também são preparados em forma de kebabs, pratos servidos com pães, pikcles, bulgur (um tipo de trigo) e uma carne grelhada no espeto (kebab).

Mas para conhecer realmente a gastronomia local, nada melhor do que experimentar “in loco” aproveitando as noites frescas e agradáveis…
Para isso fomos à um restaurante próximo ao hotel com almofadas na calçada para que possamos apreciar a maravilhosa noite…

Começamos a noite pedindo um vinho turco e um prato de mezzes com pães, fui obrigado a fumar um narguile gigante para me sentir local hehehehe

Depois das mezzes, desse vinho maravilhoso e muito nirguile a noites prometia ser muito agradável…

Para finalizar pedimos um Adana kebab, feito de carne de cordeiro e especiarias, acompanhado de salada legumes grelhados e pão… achei o prato maravilhoso..

Passaeando nas feiras e ruelas do centro histórico de Istambul pode-se encontrar vários apetrechos interessantes como o espremedor de romã mostrado mais em cima ou o enrolador de charutinho de uva…muito legal!!!!

Ou ainda Donners kebabs de todos os tipos, de frango, carne, os dois juntos ou algo mais, como este Doner kebab que tinha frango, boi, cordeiro, tomate, cenoura e pimenta… Maravilhoso!!!

Outro pratos dos mais consumidos pelos Turcos são as Pides… Conhecidas como “pizzas turcas”,  as pides são feitas de forma artesanal e podem ser encontradas das mais diversas formas e sabores…conseguimos achar um “casa de pides” bem tradicional e nos esbaldar com esses sabores maravilhosos…


O forno de pedra é muito antigo e a forma como tudo é feito remete aos tempos bíblicos… pura arte.

Comemos uma pide sensacional feita de queijo feta fresco e um ovo em cima perfeito…


E uma Pide de carne de cordeiro com ovo, mas este meio mexido antes de ser posto por cima da carne.
Todas as pides acompanham picles, estas maravilhosas. inclusive a de pimenta tem um ardor bem suportavel e combina muito bem com a refeição para quebrar a gordura do cordeiro.

Istambul -Turquia

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

3 comentários em “Gastronomia Turca – A alma de um povo !!!

    • 20 de janeiro de 2013 em 12:28
      Permalink

      Olá cozinheiras!!! O processo de secagem das tâmaras é bem rústico, sendo feita a secagem ao sol ou em fornos de secagem.

      Abraços e voltem sempre!!!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *