Jardim de Nápoli – A casa do polpettone – São Paulo

Desta vez fomos conhecer uma cantina em Higienópolis que foi super indicada por um amigo nosso. Aproveitamos a visita do meu irmão de Floripa e de outro grande amigo de Curitiba e conhecemos o Jardim de Nápoli.

Essa tradicional cantina de São Paulo teve suas portas abertas em 1949, inicialmente servindo pizzas, mas logo teve o cardápio enriquecido com carnes e massas caseiras.

O lugar é lindo, simples e aconchegante, com centenas de garrafas de vinho espalhadas por todo o restaurante, salames artesanais pendurados e antepastos à mostra em um balcão refrigerado na entrada do restaurante.

Começamos os trabalhos com pães italianos fresquíssimos e alguns antepastos como esta espetacular sardela. Uma das melhores que já comi, notóriamente feita com o alichi batido na ponta da faca, sem mixer ou liquidificador, muito suave, mas com sabor marcante do peixe.

Em seguida, resolvemos provar a linguiça calabresa artesanal da casa, temperada com erva doce e servida frita. Muito boa.

Para finalizar as entradas, pedimos somente uma prova da mesma linguiça artesanal, desta vez servida in natura… teve até uma discussão na mesa pois achamos que o garçon tinha errado o pedido e trazido presunto crú no lugar, mas a surpresa foi quando o garçon nos falou se tratar da mesma linguiça servida frita anteriormente. A erva doce caiu muito bem, dando um frescor na boca e transformando essa experiência… comparada com a versão frita, a calabresa natural ficou infinitamente melhor.

Você diria que a foto abaixo se trata de linguiça calabresa caseira??

Os pratos da casa são individuais, então pedimos duas massas e duas carnes para 4 pessoas. Os pratos foram servidos juntos e dividimos entre todos, para que pudéssemos experimentar de tudo.

Pedimos  um “Filletto Alla Pizzaiola con Funghi Freschi” que era um Filé mignon grelhado e servido com tomates frescos em pedaços, azeitonas e cogumelos shitake…

… um “Fettuccini verdi al Giardino” que era a massa fresca de espinafre, com uma combinação de molho de tomates e molho branco com cogumelos e parmesão.

… um excelente gnocchi al sugo, com um molho de tomates realmente diferenciado.  O frescor e a suavidade deste molho me impressionou muito…

… e é claro que não podíamos deixar de comer o carro chefe da casa, um único e enorme Polpettone alla Parmegiana, recheado com muzzarella e gratinado com muito molho de tomate e queijo parmesão ralado…bem crocante por fora e macio por dentro.

O restaurante fica em uma rua tranquila em Higienópolis e todos os funcionários parecem estar na casa desde seu início.
Para quem for conhecer o lugar, vale a pena chegar cedo ou mais tarde, evitando os horários de maior movimento devido às grandes filas que se formam na entrada, como em todos os bons restaurantes da cidade.
Jardim de Nápoli
R: Martinico Prado, 463 – Higienópolis – São Paulo

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

2 comentários em “Jardim de Nápoli – A casa do polpettone – São Paulo

  • 28 de maio de 2011 em 12:03
    Permalink

    André…
    Sempre me deixando com aquela sensação de "saudade do que ainda não vivi"…

    Resposta
  • 1 de outubro de 2013 em 21:26
    Permalink

    Voçes experimentaron las linguiças artesanais da Beth Schreiner na Meat Shop Grill no Floripa? Deberiam … Som maravilhosas!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *