Juca Alemão – Unidade 2 – Brooklin

Desde que chegamos em São Paulo mudamos muito nossa alimentação. Em Florianópolis existe uma predominância aos frutos do mar por se tratar de uma ilha, mas Santa Catarina é um estado colonizado por muitas nações, sendo a culinária Alemã também muito presente na cultura catarinense. Já em São Paulo predominam as carnes e massas por conta da forte influência Italiana nessa região.
Como não comia nada alemão desde que vim para cá, fiquei feliz quando fomos convidados para comemorar o aniversário de um amigo em um típico restaurante alemão em São Paulo.

O Juca alemão é quase uma rede de restaurantes que existe já a 34 anos na cidade. Nos encontramos em uma das unidades do Brooklin em uma quarta feira e o restaurante estava bem vazio.

Sentamos e recebemos uma cesta de pães com um molho tártaro. Para acompanhar pedimos chopp que era Brahma em homenagem a Oktoberfest, mas gostaria de sugerir a casa um chopp mais autêntico, como erdinger ou um chopp artesanal.

A arquitetura do lugar é bem autêntica, com decoração típica e um ambiente caseiro que lembra as casas coloniais.

O cardápio do restaurante é bem variado tendo até comida alemã. São várias dezenas de pratos que vão desde carnes, peixes, frangos,  porções petiscos e saladas.
As porções são grandes e algumas chegam a satisfazer até 4 pessoas. Como estávamos em 7 pessoas alguns escolheram o Strogonof de filé com arroz e batata sautée que nem cheguei perto mas disseram estar bom.

Outro prato pedido foi o Páprica de Kassler. Vieram duas bistekas de porco defumadas bem grandes com molho de páprica e knodel que é tipo um gnocchi gigante. Achei o kassler servido gostoso mas pouco defumado, o molho de páprika que só tinha gosto de creme de leite e cúrcuma e o knodel estava ruim, tinha muito gosto de farinha crua, não conseguimos comer.

O prato que salvou a noite foi o excelente Chucrute Garnie – Schlachtplatte, onde serviram um maravilhoso   Einsbein (joelho de porco defumado), kassler, salsishas viena, bock, Weinbwurt, morcela e linguiça branca servidos em cima de um caminhão de chucrute e várias batatas cozidas. Comi muito satisfeito este prato que serve facilmente 4 pessoas.

Como a Laura não come carne de boi nem de porco ela pediu um filé de frango a milanesa com knodel em molho de páprika, mas ficou só com o frango e saiu bem insatisfeita com o seu jantar.

De sobremesa comemos um Apfelstrudel com chantily que estava bom mas nada comparado as tortas de maçã servidas nas docerias alemãs de Blumenau ou Joinville em Santa Catarina.

No fim gostamos da noite por estarmos entre amigos queridos mas achamos que o restaurante perdeu seu foco querendo servir tantos pratos. Eles inclusive servem feijoada nas quartas e sábados em algumas unidades.

Juca Alemão
R: Min. José Gallotti, 134 – Brooklin
http://www.jucalemao.com.br/pt/home/index.php

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

6 comentários em “Juca Alemão – Unidade 2 – Brooklin

  • 1 de novembro de 2011 em 13:58
    Permalink

    Ola André!!!
    Ótima resenha sobre o Juca Alemão, ainda não conheço, mas sei o que pedir agora qdo for… Chucrute Garnie – Schlachtplatte com certeza será a pedida… Me deu mta vontade…
    Abs.

    Resposta
  • 5 de novembro de 2011 em 19:44
    Permalink

    Vlw Elder!!! Mas lembre de ter mais três pessoas com vc quando pedir o prato ou vai voltar pra casa com umas 3 quentinhas cheias de comida alemã hahahaha gde abç

    Resposta
  • 24 de dezembro de 2011 em 20:12
    Permalink

    Thanks for this extensive review with lots of photos!

    I lived in Sao Paulo for many years close to this restaurant. I went there often and loved their food. As you note, the portions are huge and good enough for another meal or two in what you take home.

    Tastes are different, though. My favorite dish was their paprika schnitzel. 🙂

    Again, André, thanks for the great post on my favorite restaurant in Sao Paulo.

    Resposta
  • 27 de maio de 2012 em 23:45
    Permalink

    amo o jucaalemao a vinte e tres anos atras comi uma comida no juca que nunca me esqueci e um prato fito com paprica e maravilhoso eu tenho a esperança que um dia vou voltar no juca a minha nota para o juca 10 10101010101010101001010101010101010

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *