La Peruana – Um cantinho peruano em São Paulo!!!

Ainda tenho muito o que falar da viagem para a Tailândia, mas gostaria de mostrar um restaurante Peruano que conheci em São Paulo.

A alguns meses fui contratado por uma empresa peruana para ser o chef executivo no Brasil, devido ao processo de internacionalização de uma de suas marcas. Com isso fiquei quase um mês em Lima e acabei visitando diversos restaurantes muito interessantes por lá.

Também procurei restaurantes peruanos em São Paulo para entender os ingredientes e técnicas usadas por aqui.

Foi quando conheci o Restaurante La Peruana por indicação de um dos diretores da empresa que trabalho, um restaurante pequeno nos jardins que traz consigo um pouco da alma do Perú para São Paulo.

 

 

O restaurante é pequeno e com uma decoração rústica, lembrando restaurantes de bairro em Lima. Assim que sentamos recebemos de couvert grão de bico tostado e Cancha Chulpi, o milho frito que é servido com diversos pratos no perú, inclusive com ceviches.

 

 

Para beber tive que matar a saudade de tomar Chicha Morada, o suco feito de milho preto cozido com abacaxi, limão e especiarias como cravo e canela. Eu adoro esse milho, até trouxe na mala de viagem farinha dele para fazer bolo e bombocado em casa.

 

 

Claro que se você quer conhecer um restaurante peruano você vai provar seu Ceviche. Feito com Pescada do sul ele estava muito equilibrado e servido com purê de batata doce cozida com suco de laranja ( para ficar parecido com o Camote, tipo de batata de lá usado nos ceviches). Só não gostei do milho amarelo no lugar do Choclo ( milho branco e grande servido nos ceviches no Peru). Acho que o prato poderia ser servido sem ele.

 

 

Em seguida pedi uma Causa, prato tradicional peruano feito com purê de batata, aji amarillo ( pimenta amarela peruana) e recheios diversos. Essa era de frango e veio com cebolas caramelizadas. Estava boa, mas tinha acabado de voltar do Perú e esse prato não me remeteu para lá. Parecia mais uma releitura.

 

 

Como prato principal fui de Lomo Saltado Criollo, talvez o principal prato peruano. Esse sim estava bem gostoso e me lembrou muito dos pratos que comi lá. Trata-se de filé mignon feito na wok com shoyu, vinagre e pisco, servido com arroz e batata frita.

Em Lima todo restaurante de comida peruana servia seu lomo saltado, restaurante de Hotel, bares, enfim, o prato é um clássico.

 

 

Estava com um gerente do meu trabalho que pediu um polvo feito na grelha. O prato estava gostoso e o polvo bem macio, mas acho que faltou um molho mais consistente junto com a salada e legumes salteados servidos como acompanhamento.

 

 

Era um almoço durante a semana e o restaurante estava lotado, no serviço percebi que dos cozinheiros aos bartenders, todos eram Peruanos e isso só deixou o ambiente mais nostálgico para quem conhece o Perú.

 

 

Ao final uma sobremesa caseira tradicional, o 3 leches, tipo um pão de ló, molhado em uma calda de leite evaporado ( não tem no Brasil, já procurei ) e servido com chantily e morangos.

 

 

Para quem quer conhecer um restaurante típico peruano em São Paulo, vale a visita ao La Peruana. Comida típica sem pretensões, preço justo e um ambiente descontraído.

 

La Peruana

Alameda Campinas, 1357 – Jardins – São Paulo

http://laperuana.com.br/

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *