Maifest 2012 – Cultura pela paz!!! – Brooklin – São Paulo

Nesta sexta feira ao meio do caos urbano do trânsito paulistano recebemos o Metro, jornal diário da Band de distribuiçào gratuita nas ruas de São Paulo. Lá vimos várias programações culturais no final de semana e dentre ela gostamos da Maifest, um evento organizado pela Associaçào de moradores do Brooklin que comemora a entrada da primavera na Alemanha.

O evento que faz parte do calendário oficial da cidade nos surpreendeu muito. São 4 quarteirões de uma feira de muita qualidade com diversos stands de artesanatos, roupas, gastronomia e manifestações culturais.

O site oficial da festa e os meios de comunicação intitulam a Mainfest como um evento multicultural, mas a grande parte das manisfestações artísticas e gastronômicas são germânicas. Só não entendi porque chamaram o Eisbein de Aisbein… vai entender..

Independente do nome que dão, este joelho de porco estava simplesmente divino. Era o legítimo Eisbein no rolete!!! Provei um espetinho pois o joelho inteiro desses comem 4 pessoas.

Eram dezenas de barracas de comidas e claro que tinham as importadas da Liberdade. Algumas não apresentavam um ambiente muito limpo, mas a Chen’s era impecável.

Eles tinham espetinhos de tudo, dos tradicionais camarões até calabresa com queijo ou provolone, tudo frito na massa de tempurá.

A Laura decidiu experimentar o tempurá tradicional que estava 7 reais, pois além dos camarões possui vários legumes misturados a massa, uma delícia.

Outra barraca inusitada foi a barraca de kebab. Com quatro opções da iguaria Turca, a barraca ainda oferecia esfihas e doces libaneses. Nunca tinha visto barraca de Kebab em uma quermesse brasileira, mas a idéia pega pois a barraca estava bem concorrida.

Vários palcos foram espalhados com shows musicais… no espaço criança, entre contos e apresentações infantis as próprias crianças mostravam suas canções.

A Rua Joaquim Nabuco era a mais movimentada, mas conseguimos descansar sentados em frente a uma banda alternativa que se apresentava com um excelente solo de gaita.

Depois de algumas cervejas, fui até a barraca de salsichão grelhado da Berna, uma fábrica de produtos alemães que já tive a oportunidade de visitar e é maravilhosa. Aliás, barracas de produtos Berna era o que não faltava nesta festa, toda quadra tinha uma ou mais delas.

Varios sasichões eram oferecidos, mas fui de Weisswurst, salsicha branca feita de carte de vitelo e porco, que comi com mostarda escura, para mim uma das melhores mostardas nacionais.

Tudo na festa lembrava a Vila Germânica em Blumenau, parecia que estávamos em um Stammtisch ou em uma Oktoberfest fora de época.

Também podemos ver os descendentes alemães em trajes típicos apresentando as danças folclóricas e comemorando a primavera na Alemanha.

Na saída outra surpresa, uma cabine de telefone super conservada no meio da rua, com telefone público dentro funcionando, sensacional.

Adoramos nosso dia, conhecemos um pouco mais do que o bairro do Brooklin pode oferecer e nos divertimos bastante. Um exemplo de evento de rua de sucesso em São Paulo.

Maifest
R: Joaquim Nabuco próx a Santo Amaro
http://www.maifest.com.br/

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

2 comentários em “Maifest 2012 – Cultura pela paz!!! – Brooklin – São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *