Mercat de Mercats – MedEmporium – Barcelona

Certas partes da viagem realmente foram presentes do destino… e um dos presentes mais saborosos foi estar em Barcelona durante o Mercat de Mercats que foi o terceiro festival gastronômico do MedEmporium, um projeto de cooperação de diversas cidades do mediterrâneo promovendo e explorando a gastronomia e os mercados locais de cada região. O evento se passou a duas quadras do mercado de Santa Caterina e a 4 quadras do apartamento que alugamos…

O mais interessante foi provar as delícias de diversos restaurantes estrelados em um mesmo local e a um preço módico. Claro que não tinha como provar tudo, mas tentamos escolher o que mais nos interessava…

Uma grande parte da feira era reservada ao espaço catalão cava. As cavas foram um dos auges da feira, eram 20 diferentes vinícolas todas com apelação regional. Realmente foi uma feira cheia de cores, aromas e sabores.

Após umas 3 ou 4 cavas resolvemos nos aventurar em algumas das iguarias dos estrelados. E como a moda agora é começar com ovo, provamos uma versão do “ovo perfeito” do Restaurante Saüc, um famoso restaurante estrelado de Barcelona. Conversando com os cozinheiros presentes, eles me explicaram que o ovo foi cozido à 63º por 45 minutos. O cozimento desta forma quebra as moléculas da proteína do ovo, deixando uma textura e coloração únicas e intensificando o sabor do ovo. Por cima serviram crispy de cebola e bacon extremamente sequinho e crocante.

Depois de mais algumas cavas nos interessamos pelo Guacamole com Tartar de Salmão selvagem do restaurante do mercado Santa Caterina. Mais uma idéia super interessante e saborosa…. o Guacamole estava bem temperado e o salmão levemente picante, delicioso.

Nossa última opção de degustação veio do Restaurante El Suquet de l’Almiral, um restaurante familiar na Barceloneta do chef Quim Marques, ex-El Bulli e finalista do “Bocuse de Oro” e do Campeonato mundial de Pierre Taittinger. Este foi o prato mais forte que comi. Era uma lula bem grossa ensopada com linguiça, legumes, feijão e servida com pão. De sabor marcante e bem diferente, foi a surpresa do dia.

Passamos umas 5 horas no Mercat de Mercats e valeu cada segundo. É impressionante como cada localidade, principalmente da França e Espanha, valoriza seus produtores locais, coisa que vemos muito pouco no Brasil. Em cada cidade que passamos tudo era da micro região que estávamos, desde o suco de frutas aos queijos, vinhos e embutidos. No Brasil parece que tudo que vem de fora é melhor, mesmo quando os mesmo produtos nacionais são premiados no exterior. Grandes chefs brasileiros já perceberam esta falha e estão dando mais importância aos produtos brasileiros, mas ainda temos muito a aprender até valorizarmos mais um bom pudim de leite do que um creme caramel.

Mercat de Mercats – MedEmporium
Av. de la catedral – Barceloma

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

3 comentários em “Mercat de Mercats – MedEmporium – Barcelona

  • 18 de janeiro de 2011 em 17:48
    Permalink

    Nem pra me trazer uma peça daquelas de Ramon.

    Resposta
  • 19 de janeiro de 2011 em 10:18
    Permalink

    Delícia, não? Você tem razão, há todo um apelo sobre a cultura mediterrânea. Outra coisa que não vejo por aqui (pode ser por ignorância) são restaurantes renomados dando chance ao público de provar suas receitas diferenciadas a preços acessíveis.

    Resposta
  • 19 de janeiro de 2011 em 12:52
    Permalink

    Cláudio, a próxima vez eu trago um pata negra na bagagem hahahaha

    Letícia, é isso mesmo, os restaurantes renomados no Brasil esão cada vez mais impossíveis de ir…gastar mais de R$200,00 por pessoa em um jantar é mesmo um abuso.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *