Mercat Santa Caterina – Barcelona – Risoto de camarão

Nos dias que ficamos em Barcelona alugamos um apartamento todo mobiliado e para facilitar ainda mais a 5 quadras dalí ficava o Mercat Santa Caterina

Adoro mercados públicos, acho que são locais mágicos onde você pode conhecer a cultura do povo local mais a fundo…durante minha estada na cidade toda manhã ia até o mercado para passear, comer um tortilla, um café com crema e comprar mantimentos para o dia… fizemos poucas refeições em casa, até para conhecer os restaurantes da região, mas não podia deixar de aproveitar essas delícias que só poderiam ser provadas naquele momento…

Decidi fazer um jantar já que estava com crise de abstinência de cozinha, depois de quase 20 dias sem cozinhar de verdade, aproveitando assim um pouquinho daquelas belezas do mercado.

Para entrada, usei fatias super finas de presuto “pata negra”, dois pares de vieras frescas grelhadas e um cogumelo gigante que foi fatiado como bife e grelhado na manteiga com sal e pimenta. Comemos saboreando uma cava maravilhosa.

Mas o prato principal ficou por conta do risoto de camarão com cogumelos selvagens que posto a receita:

Risoto de camarão com cogumelos selvagens

Ingredientes: (para 4 pessoas)

1kg de camarões grandes com casca
200g de cogumelos selvagens
1 bouquet garni (um maço de tomilho, alecrim, louro e salsinha amarrados)
1 cenoura
2 cebolas
120g de manteiga
1 cálice de vinho branco seco
250g de arroz carnaroli (ou arbório)
40g salsinha finamente picada
120g de parmesão fresco ralado

Modo de preparo:

Para o molho: Refogar somente as cascas do camarão com um pouco de manteiga até mudar de cor…acrescentar 1 litro de água, o bouquet garni, a cenoura e 1 cebola cortadas ao meio deixando cozinhar em fogo lento por 40 minutos. Coe e reserve.

Para o risoto: Refogue levemete os cogumelos com manteiga com sal e pimenta por 2 minutos e reserve. Refogue a outra cebola picada na manteiga, acrescente o arroz e mexa, acrescente o vinho branco e mexa até evaporar. Acrescente o caldo de camarão aos poucos mexendo sempre, por 15 minutos. Tempere os camarões com sal e pimenta e coloque no risoto mexendo por mais 2 minutos. Acrescente o queijo parmesão e mexa por mais 2 minutos. Coloque os cogumelos refogados, desligue o fogo, coloque uma colher de manteiga e mexa. Finalize com a salsinha picada e sirva.



Mercat Santa Caterina
Av Francesc Cambó, 16 – Ciutat Vella – Barcelona

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *