Miss Célia – Gastronomia Creole – Isla San Andrés – Colômbia

A região das ilhas de San Andrés e Providência tem uma gastronomia muito peculiar com sabores bem caribenhos. Quase tudo que os nativos comem eles provém da própria ilha, seja do mar ou de pequenas criações e cultivos. 
O melhor representante desta Gastronomia “Creole” que encontramos foi o Miss Célia, um restaurante familiar que serve comida principalmente para locais.

A decoração é tipicamente caribenha com muitos objetos que remetem o mar e um atendimento cheio de atenção e de sorrisos.

A bebida mais consumida aqui é suco de limão com leite de côco batido e servido bem gelado. Maravilhoso!!

Viemos umas 3 ou 4 vezes neste restaurante de tanto que gostamos daqui, assim podemos provar algumas das especialidades da casa.

Começamos com um Ceviche de camarões. De sabor forte, com molho de tomate picante e pouco ácido é bem diferente do ceviche clássico peruano.  Este ceviche vimos em quase todos os cardápios da ilha.

Já as outras entradas que provamos são bem nativas como estas “Muelas de Cangrejo”, patinhas de carangueijo preto nativo com Patacones, massas fritas de banana verde e fruta pão. Adoramos este petisco.

Mas talvez a entrada mais tradicional na ilha seja a Sopa de Cangrejo, um caldo potente de carangueijo negro com alguns legumes e especiarias. Realmente espetacular.

A gastronomia daqui é muito baseada em frutos do mar, côco, fruta pão e algumas frutas e legumes. Itens que existem em abundância na ilha e não dependem do comérrcio de produtos industrializados.

Os pratos principais que comemos também representam muito esta cultura que apesar de estar inserida dentro da Colômbia, possui raizes próprias e independentes.
Dos pratos mais popularem em toda a ilha temos desde um simples e excelente Pargo Vermelho com salada e arroz de côco…

Até o RONDOM, o prato mais típico da região, um ensopados de frutos do mar como pargos, caracóis ( que aqui são enormes), banana verde, inhame, batata, leite de côco e Aji (pimenta). De sabor muito forte e encorpado esse prato é o maior representante da cultura gastronômica local.

Ainda pudemos provar um guisado de caracós, servido com patacones e arroz de côco. Prato também muito forte, com este caracóis enormes, carangueijo negro, leite de côco e uma calda de lagosta. Comida de pirata!!!!

Comandando as panelas, a matriarca da casa com duas ajudantes e muita disposição. Lugar de comida simples, com ingredientes locais e uma felicidade em tudo que se faz. Nos apaixonamos por este pedacinho de caribe que tanto nos recebeu bem.

Miss Célia


Av. Newball, em frente ao Clube Náutico – Isla San Andrés – Colômbia

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *