Mori Sushi: de Cá e de Lá – Parte 1 – Califórnia – USA

Por: Laura

No japão, mori é um sobrenome muito popular e na tradução literal significa Floresta. Claro que todas as palavras japonesas tem um significado muito mais amplo e neste caso mori também remete a fartura, aos ciclos sazonais, enfim…
Como frequentadora do Mori Sushi de São Paulo, que será postado sem seguida, tive curiosidade de conhecer seu homônimo em Santa Mônica na Califórnia quando estive por lá.
A fachada do restaurante não existe, e somente se você souber para onde está indo que conseguirá entrar na porta discreta sem nenhuma indicação.

Por dentro, o restaurante é realmente muito simples, umas 10 mesas de madeira e um pequeno balcão, lugar que escolhi para conhecer o motivo pelo qual este lugar tão singelo recebeu sua estrela Michelin.


Mori é o nome do chef , este da direita , sempre supervisonando a saída dos pratos e atendendo os clientes.

No horário de almoço o balcão serve somente à la carte e as mesas possuem um prato executivo como opção. No balcão eles oferecem um menu com preço não fixo dependendo da quantidade e dos produtos utilizados no momento.

Iniciei pelo meu tradicional sunomono que não estava tão avinagrado como no brasil, de sabor  mais leve e servido com alga e cenoura…

Em seguida serviram Tofu caseiro com wasabi fresco… o tofu estava tão leve que parecia iogurte. Não gosto muito de Tofu mas este estava maravilhoso.


Além disso foi a primeira vez que comi wasabi fresco, mais fibroso, da família do gengibre…

… Ostras com “citrus peper”… A apresentação na cama de sal estava linda, mas não foi uma novidade já que era exatamente a mesma ostra do pacífico dos cultivos em Florianópolis com o mesmo sabor.

Vieram os Sashimis… Polvo, atum, wild buri (olhete selvagem), japanese mackerel (cavala japonesa) , camarão doce, que estava muito doce e era mais gosmento e servido cru… muito bom e completamente diferente.

E os Nigiris, servidos um a um com o sushiman observando cada “hashisada”. Arroz morno e nada de pratinho de shoyo. O shoyo era pincelado em cada nigiri na quantidade certa…

Halibut (Alabote do Atlantico)

Saioli (Needle Fish) – Peixe agulha

Bluefin Tuna – Atum

Skid (Lula) com  textura mais “dura”, achei um pouco difícil de mastigar…

Baby barracuda que estava maravilhosa…levemente defumada na brasa do carvão com um sabor marcante e muito especial.

Vieras com pimenta citrys, também muito saborosa e mais tenra que a lula…

Iqura (Ovas de salmão) com wasabi fresco e zest de limão…

Sea Eel (ouriço do mar) Americano, muito saboroso…

Sea Eel (ouriço do mar) Japonês, de textura bem mais cremosa, quase líquida, sensacional sentir a diferença entre os sabores…

e para finalizar um Skin Roll com cenoura, pepino e folhas verdes.

Foi realmente uma experiência maravilhosa, com novos sabores e diferentes texturas. Se você passar por frente a esta portinha não vacile, lá dentro oferecem comida japonesa de primeiríssima linha.

Mori Sushi 
11500 West Pico Bolevard (1) 310 479 3939 – Santa Mônica, Califórnia – USA

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

2 comentários em “Mori Sushi: de Cá e de Lá – Parte 1 – Califórnia – USA

  • 28 de fevereiro de 2011 em 16:20
    Permalink

    Olá,
    Parabéns pelo blog.
    Estou aqui indicado pelo Luiz, do Mori, e gostei bastante… se o texto e as fotos dão vontade de comer, é porque funcionaram bem. Ganhou um seguidor.
    Abs!
    Fábio

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *