O Catarina – Culinária açoriana em São Paulo

Nunca deixei de falar aos quatro ventos que sou de Florianópolis e amo muito a minha cidade. Vim para São Paulo ficar com minha esposa e me profissionalizar na Gastronomia, mas com muitas saudades e pesar de ter deixado meu pedaço de paraíso na terra.
Conheci o Catarina a uns dois anos atrás, quando uns amigos cozinheiros me chamaram para comer ostras frescas de Florianópolis. O Bar que ainda existe devia ter no máximo uns 6 metros quadrados, mas era um pedaço de Floripa perdido neste oceano de concreto. A alguns meses o Catarina abriu quase ao lado do bar um restaurante de comida típica açoriana que não podíamos deixar de conferir.

O restaurante fica em um sobrado antigo meia quadra do bar e petiscaria.

Logo na entrada nada de diplomas de cursos no estrangeirro, mas o diploma de quem passou a vida trabalhando com os frutos do mar mais frescos possíveis. Nascido na praia de Jurerê, bem antes de virar um lugar descolado, além de ser a terceira geração de uma família nativa de pescadores, “O Catarina” Renato pode ser visto indo do bar para o restaurante toda hora para atender a clientela.

Como se trata de um sobrado, existem 3 pequenos salões com algumas mesas, um no primeiro andar e dois no segundo, a decoração é bem típica açoriana,

com destaque para diversos quadros e peças feitos por artistas da ilha.

Começamos tomando uma cerveja estupidamente gelada e pedindo uma porção de pastéizinhos de camarão. Parecia que estávamos comendo um pastél no próprio Mercado Municipal de Florianópolis. O tempero, o sabor, tudo muito autêntico.

Fiquei bem feliz em saber que o restaurante também dispunha da barrica com a cachaça artesanal de Florianópolis. Para quem gosta da branquinha vale a pena provar esta preciosidade.

Para comer fomos de um clássico PF manézinho, Tainha escalada perfeita, servida com arroz, pirão, salada e batata frita. A batata frita pedimos extra, mas podia vir junto com o prato.Essa é a minha confort food.

O cardápio do restaurante é grande e cheio de clássicos da ilha, todos com muitos frutos do mar extremamente frescos e servidos como num rancho de pesca. Pagamos preço de São Paulo mas a comida era de Floripa.

De sobremesa um pudim de leite bem caseiro, feito em forma grande e cortado em fatias com muita calda de caramelo.

Na saída batemos uma foto do bar onde tudo começou, que  só serve os petiscos, mas que ainda mantém sua clientela e as ostras fresquinhas vindas de Floripa todas terças e sextas.

O Catarina
R: Ministro Ferreira Alves, 131 – Perdizes – São Paulo
http://www.ocatarina.com.br/

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

2 comentários em “O Catarina – Culinária açoriana em São Paulo

  • 5 de março de 2012 em 12:44
    Permalink

    Olá André!

    Nossa, amei esse post… esse lugar é bem aquilo que gosto, simples, mas com ótimas opções no cardápio!

    Salivei com esses pastéizinhos de camarão… o PF pareceu estar bem caprichado, comeria de olhos fechados! Esse pudim então… ai meu Deus! rs

    Bateu saudades de Floripa… tive o privilégio em viajar 2 x para lá e adorei!!! 🙂

    Beijos,
    Denise.

    Resposta
  • 6 de março de 2012 em 01:56
    Permalink

    Denise, é muito difícil falar sobre Floripa pois tenho um amor tão grande por lá que tudo que me lembra a ilha me faz feliz!!!
    Bj grande

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *