O Festival de ostras do Freguesia Bar – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis

Este ano aproveitei ao máximo os dias que estive na ilha. Infelizmente não pude ver todos os amigos e familiares, até porque 30 anos de Floripa dá para fazer muita amizade.
Alguns lugares são clássicos da ilha e sempre que venho tenho que visitar. Um destes clássicos é o Freguesia Bar, que já havia escrito por aqui falando da sua sequência de ostra. (post aqui)
Como este ano vi uma novidade no restaurante resolvi escrever novamente.

Em primeiro lugar vamos lembrar que a paisagem é uma maravilha. O Frequesia fica de frente para o mar e possui um deck com ombrelones junto as areias de Santo Antônio de Lisboa, uma das praias mais nativas da ilha.

A novidade é que além da sequência de ostra, onde o restaurante oferece várias porções de meia dúzia de ostras e outros pratos, agora o Freguesia tem o Festival de ostras. São 12 pratos com ostras à vontade, sem limite de quantidade. Sem falar que o restaurante pertence a uma familia de produtores de ostras, garantindo assim o produto vivo em qualquer momento do dia ou da noite.
Claro que começamos por um dúzia de ostras cruas, as médias, mais saborososas que aquelas com cascas gigantes.

Em seguida provamos 2 dúzias de gratinadas diferentes, sendo uma mais tradicional com catupiry e farinha de rosca,…

…e uma com um creme de queijo simplesmente divino!!!

Só provar os 12 tipos já era uma árdua tarefa. As ostras à milanesa estavam bem gostosas também, principalmente com limão.

Também comemos pastél de ostra, feito com o mesmo creme de queijo da ostra gratinada, cada pastél devia ter umas 6 ostras inteiras, sensacional!!!

Claro que tinha que tomar uma bela caipirinha de cachaça artesanal de primeiríssima qualidade servida pelo restaurante. Peça da amarelinha!!!

Outro sabor que repetimos várias vezes foram as ostras ao alho e óleo. Cada prato continha uma dúzia de ostras com bastante alho. Muito bom!!!

O espetinho de ostra reflete outro hit das praias, o camarão à grega, servido à milanesa no espetinho intercalado com cubos de queijo.

Ainda comemos ostras ao vinagrete, ao bafo, Estrogonof de ostras, espagueti com ostras, brócolis e alho, dentre outras iguarias dignas de uma visita.
Mas gostoso mesmo é ver os produtores trazendo as ostras fresquíssimas do cultivo para consumo imediato. Impagável!!!
Um lugar para se ir sempre que quiser desfrutar de momentos de grande prazer!!!

Freguesia Bar e Restaurante
Praça 15 de Novembro, 179 – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis
http://www.freguesiabar.com.br/

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *