Papo de Boteco – Valadares – Lapa – São Paulo

Desde pequeno, meu pai sempre disse que uma das coisas que mais gosta na vida é comer bem. Ele é daqueles que adora buchada, dobradinha, língua e sarapatel. Sabendo disso e também que ele prefere um ambiente de boteco a um restaurante da moda, em sua última visita aqui em São Paulo tive a idéia de levá-lo para o conhecer o Valadares, tradicional boteco da Lapa.

O boteco funciona na mesma esquina desde 1962, tradição que perdura pelo excelente atendimento da equipe e dos sócios que estão sempre atrás do balcão e são uma simpatia.

A primeira vista, parece um boteco como qualquer outro, mas aqui nos deparamos com um cardápio pra lá de inusitado. Encontramos rãs, codornas, manjubinhas, testículos de touro e testículos de galo, dentre outras iguarias.

No balcão, em vez das tradicionais cozinhas, risoles e pão de queijo, batatinhas na serragem, torresmo, empadinhas e um balcão cheio de conservas e embutidos.

Como só bebo depois das 6… acho que é hora de abrir os trabalhos…

São nos detalhes que o Valadares cativa todos que acabam por vir. É na cerveja sempre estupidamente gelada, nos copos de ceveja refrigerados que neste dia foram trocados duas vezes, nos petiscos de primeira, no astral do lugar. O auge do boteco é no fim de tarde à partir de quarta, onde todos os lugares dentro e fora ficam lotados e a paquera rola solta.

Como só tínhamos a tarde de segunda, dia da minha merecida folga, chegamos e já fomos pedindo uma cerveja e uns petiscos. Pra começar, essas empadinhas de palmito deliciosas com batatinhas na serragem de brinde rsrsrs

E uma porção de torresmo, gostoso mas longe da perfeição.

No meio da conversa, eis que aparece Neném, o cozinheiro famoso pelos testículos de galo e touro. Muito simpático, informou que estavam sem fornecimento de testículos de galo pois todo o produto estava sendo exportado, mas iria nos servir testículos de touro em 3 versões.

Do cardápio comemos testículos à milanesa e fritos no alho… Sensacionais. E diferente do que muita gente diz por aí não tem gosto de galinha não…parece um rim branco…com sabor e textura parecidos.

Mas o que surpreendeu mesmo foi o sabor da versão frita na manteiga, como um bife. Maravilhoso!!!! Se você for ao valadares, pode chamar o neném e pedir um bife de testículo que ele faz.

No final, comprovamos o motivo de um lugar tão simples se tornar tão famoso, com várias premiações, inclusive com a participação na reportagem de Antony Bordain em seu programa “Sem Reservas”.
Mas se você tiver algum prolema em comer iguarias não convencionais pode ficar tranquilo que eles também servem petiscos normais como batata frita e frango à passarinho.

Aperitivo Valadares
R: Faustolo, 463 – Lapa – São Paulo

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *