Points do Itaim – L’Entrecôte d’Olivier – Olivier Anquier – São Paulo

Como vivo da e para a gastronomia, existem alguns lugares em São Paulo que me sinto na obrigação de conhecer. Foi o caso da Galinhada do Atala e agora o L’Entrecôte d’Olivier. Muitos cozinheiros pensam que pratos de sucesso precisam ser muito elaborados, com ingredientes exóticos e descrições que mais parecem prólogos de livros. Nesse caso, o único prato servido neste restaurante de sucesso é um simples filé com fritas.

O restaurante fica em uma esquina tranquila do Itaim Bibi, vizinho do Clube Pinheiros e coberto por azulejos com arabescos desenhados como encontramos na Turquia. Com uma decoração elegante mas com simplicidade estava lotado nesta tarde de sábado.

Um dos destaques que percebemos são os drinks servidos no bar do restaurante. São dezenas de opções de drinks alcóolicos e sem álcool como o suco de tomate, que vimos saindo toda hora.

É muito raro encontrar um restaurante de prato único no Brasil e o Olivier Anquier conseguiu um verdadeiro case com o seu L’Entrecôte. Claro que esse método restringe um pouco, pois muitos como a Laura não comem carne vermelha, e neste dia ela nos acompanhou comendo couvert, salada, batata frita e sobremesa. Ficou satisfeita mas sei que para ela não foi uma refeição completa. Como ponto forte, foram muito gentis e cobraram somente a salada e a sobremesa.

Os pães servidos no couvert estavam simplesmente divinos. Foram repostos durante todo o almoço e estavam sempre quentes e bem crocantes.

A salada de folhas verdes veio com diversas alfaces, como lisa, roxa, crespa e romana, acompanhadas de nozes, além de um molho de mostarda dijon bem suave e na medida certa. Simples e muito saboroso.

Durante a refeição podíamos admirar as belas fotos de família que o Olivier colocou na parede contando um pouco de suas origens.

E veio o Entrecôte… um pouco mais fino do que eu esperava, no ponto certo (pedi mal passado) , bem macio e saboroso, servido com batata frita de verdade … bem crocante e cortada bem fininha, 5mm.

Minha cunhada que estava com a gente pediu a carne dela ao ponto e com molho à parte com medo de não gostar do molho. Fez certo, já que achou o molho muito forte para o seu paladar.

Achei o molho muito gostoso. Forte sim, mas muito bom. Se estivesse em um teste às cegas diria que o molho tem mostarda preta, creme de leite, fígado, sal, pimenta, manteiga, cebola e alho….ops, acho que decifrei o segredo da Tia Nicole hahaha

Nas sobremesas, muito já se falou do Royal de Chocolate, mousse carro chefe da casa, servido a colheradas da imensa travessa que roda o salão. Por isso resolvemos conhecer as novidades da carta de doces.
Pedimos um clássico francês, o creme Bruléé, que estava muito bom…

 Comemos também um profiterólis, outro clássico francês, com uma calda de chocolate espetacular.

E uma torta de maça com sorvete de creme muito boa.

Outro ponto forte foi o próprio Olivier, que nos recepcionou logo na entrada e ficou passando em todas as mesas, muito simpático e atencioso.
Pode ser francês, mas sabe muito bem como funciona a verdadeira hospitalidade brasileira.

L’Entrecôte d’Olivier
http://www.entrecoteolivier.com.br/
R: Dr. Mario Ferraz, 17 – Itaim Bibi

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

5 comentários em “Points do Itaim – L’Entrecôte d’Olivier – Olivier Anquier – São Paulo

  • 2 de maio de 2011 em 00:55
    Permalink

    Estava desabimada para conhecer a casa do Olivier, mas este seu post me convenceu a ir.
    Beijos Gourmet's
    Sonia Chokomel

    Resposta
  • 2 de maio de 2011 em 20:37
    Permalink

    Vale conhecer Sônia.

    Oi Fernanda, então… o menu ta 53 pilas mais serviço, bebidas e sobremesas…não é baratinho mas pra quem é ta bom hehehe

    Resposta
  • 11 de fevereiro de 2012 em 01:08
    Permalink

    Almocei ontem dia 09/02/12 para conferir a fama. Estou literalmente apaixonado pela comida e pelo atendimento de toda a equipe do Olivier. Recomendo a todos e vale cada centavo cobrado.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *