Raízes Italianas do Bixiga – Cantina Mamma Celeste – São Paulo

Desde que cheguei em São Paulo gostei inicialmente de dois lugares, a Liberdade com toda a sua cultura Nippobrasileira e o Bixiga, bairro que nos recebeu em nossos primeiros anos na cidade.
Caminhar pelo bairro da Bela Vista é como voltar ao tempo na cidade, tempo da vinda dos colonos italianos, onde as ruas eram tomadas por sobrados com roupas no varal, mercados de bairro, açougues e comida caseira da mamma.
Longe do roteiro turístico-gastronômico mas no coração deste maravilhoso bairro, encontra-se o restaurante italiano que mais gosto de ir nesta cidade de tantas opções.

A Cantina Mamma Celeste surgiu com a própria mamma celeste montando uma pequena rotisserie que existe até hoje. De administração totalmente familiar, os filhos Marta, Márcia e Marcelo hoje em dia assumiram a frente do negócio.

A fachada singela não transmite o que o restaurante tem de melhor, ótimo atendimento e comida italiana de primeíríssima qualidade a bons preços.

Como era domingo, tínhamos alguns pratos especiais na lousa. Alguns deles são as melhores pedidas na casa.

Nos aconchegamos, pedimos um vinho e uma sardella que é um espetáculo. A cesta de pães com um autêntico filão e dips de azeite com manjericão fresco e pimenta rosa finalizaram nosso couvert.

Já devidamente servidos e aguardando nossos pratos, podíamos observar melhor a decoração e o ambiente do restaurante.
Como já é tradição, muitas fotos da Famíglia Fuzinato decoram a parede logo na entrada como que fazendo um convite para nos sentirmos em casa.

Já o restante da decoração é feita com garrafas de vinho, mapas das diversas regiões da Itália e utensílios de cozinha antigos, de uma forma simples e acolhedora.

E vieram os pratos! O restaurante possui várias opções para duas ou mais pessoas, mas resolvemos pedir 3 pratos individuais.
O primeiro prato foi um Cordeiro à cacciatore com legumes e fetuccine verde fresco.  O prato é sensacional. Difícil é conseguir comer sozinho essa maravilha.

A Laura pediu uma lasanha quatro queijos com massa verde e parmesão gratinado. Muito boa também.

E eu comi o prato que talvez mais goste, um maravilhoso gnocchi ao sugo, com folhas de manjericão…

… servido com um suculento, alto e extremamente macio Filé a parmegiana. Confesso que esse prato serve duas pessoas normais com certeza rsrs

Acabamos comendo tanto que não tínhamos espaço para a sobremesa, mas a Chef Marta sugere várias delícias.

E o melhor de tudo isso é que neste restaurante você consegue ir em duas pessoas, comer bem, beber uma garrafa de vinho e desembolsar menos de R$100,00.
Esse é daqueles lugares que mesmo indo em restaurantes mais badalados e da moda, nunco deixo de ir pelo menos uma vez por mês.
Cantina Mamma Celeste
Rua conselheiro carrão, 460 – Bixiga – São Paulo (quase esquina com a 13 de maio)

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

5 comentários em “Raízes Italianas do Bixiga – Cantina Mamma Celeste – São Paulo

  • 29 de dezembro de 2012 em 22:58
    Permalink

    Ótimo restaurante! Eu decidi visita-lo após ver as fotos nesta página e valeu a pena conferir. Excelente atendimento, a massa fresca e a cartela de vinhos muito boa! O preço é super justo! Um casal não gastará mais de R$ 100, com direito a entrada, uma garrafa de vinho italiano, o prato principal (muito bem servido) e a sobremesa.

    Resposta
    • 20 de janeiro de 2013 em 12:22
      Permalink

      Acho que pode dar um pouco mais que isso para o casal com uma garrafa de vinho, mas concordo com você, lá o preço é justo e a comida muito boa.
      Abraços e volte sempre

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *