Raízes Italianas do Bixiga – C…que Sabe! – Bela Vista – São Paulo

Esta semana recebemos a visita da irmã da Laura e de seu marido e grande amigo Túlio. Como o Túlio é de família italiana, queríamos apresentar eles a uma legítima cantina italiana do velho Bixiga, que não tenha sido corrompida pelos tempos modernos.
Com certeza uma das maiores representantes desta viagem ao bairro é a Cantina C…que Sabe!, restaurante familiar tocado pela quinta geração de cozinheiros e que se mantém a décadas na antiga casa da matriarca.

Atualmente o Máster Chef Bruno Stippe ocupa o posto que foi de seus avós e de seu pai como o chef da casa. Bruno é uma pessoa maravilhosa que vive a fundo suas tradições e raízes italianas. Presidente da FIC – Federazione Italiana Cuochi consegue mesmo com toda sua formação, manter sua comida com a cara da mama.

O restaurante é bem familiar, com crianças correndo pelo salão, famílias grandes falando alto e tudo ao som da legítima tarantela.
Começamos pelo couvert da casa com uma cesta de pães italianos frescos e torrados com alho,  acompanhando manteiga, sardela e uma caponata de berinjela.

Além dos pães e pastas, servem uma berinjela parmegiana simples e maravilhosa de entrada que já é tradicional na casa;

Enquanto bebíamos um vinho e saboreávamos nossas entradas, uma verdadeira serenata italiana percorria cada mesa com clássicos de sua terra natal. Esse clima realmente é uma marca registrada da casa, trazendo muito aconchego e uma alegria contagiante.

Depois de entrar no clima desta bela festa chegaram os pratos que pedimos. As porções da casa são grandes e servem duas pessoas, sendo alguns pratos para 3 ou 4 como a perna de cabrito.
Estávamos em 7 pessoas e 3 pratos foram o suficiente.
A casa funciona com o sistema onde você escolhe a massa e o molho, fora alguns pratos prontos como as lasagnas e as carnes.
O primeiro prato que pedimos foi um Gnocchi de batata com molho de funghi e nozes. Realmente espetacular. Foi o primeiro a acabar e quase deu briga.

Outro prato foi um talharim verde com molho de camarões. Muito bom também.

E a tradional lasagna C…que sabe, receita da própria mama rosa, feita com escarola, bacon, presunto, queijo e muito molho, a melhor da noite. Essa lasagna é uma coisa de louco, não conseguia parar de comer hahaha

No meio de toda essa orgia gastronômica começa a Tarantela, com muita música, bandejas jogadas ao chão e todo o restaurante cantando e batendo palmas, uma grande e barulhenta festa.

Pra fechar a noite com chave de ouro resolvemos pedir sobremesas. A maioria da mesa foi de “Gelato Dell Cappo” sorvete artesanal de creme com conhaque, cacau, creme de leite e nozes.

Outros pediram um pudim de leite, todo furado hehehe os franceses e espanhóis que me perdoem, mas não tem creme caramel nem creme catalão pra bater nosso pudim de leite.

E eu comi um mousse de chocolate que parecia aquele Sufler da Nestlé gelato. Meio amargo e de sabor intenso. Adorei!!

Para quem gosta deste clima de festa e de uma comida italíana típica do sul da Itália com cara de caseira e ótima qualidade , o C…que Sabe! pode surpreender até os mais descrentes em cantinas italianas.

C… que Sabe!
R: Rui Barbosa, 192 – Bela Vista – São Paulo

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

5 comentários em “Raízes Italianas do Bixiga – C…que Sabe! – Bela Vista – São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *