Restaurante Zé do Cacupé – Florianópolis

Florianópolis tem algumas personalidades marcantes, todos filhos da terra, gente simples que fez e faz da ilha o lugar maravilhoso que é.
Na praia de Cacupé, que é a praia da ilha mais próxima do centro de Florianópolis temos o restaurante de uma dessas grandes personalidades…o Zé do Cacupé que abriu suas portas a 25 anos e até hoje mantém sua cordialidade e atendimentos maravilhosos.
Na fachada do restaurante já podemos ver a cultura açoriana latente na canoa de Garapuvu, feita de apenas um tronco da árvore e entalhada manualmente pelos nativos da ilha.

Logo na entrada uma placa informando os horários do estabelecimento para a temporada de verão e para o restante do ano, coisas de Florianópolis, já que durante a temporada a cidade mais que triplica sua população entre moradores e visitantes, tendo toda a rotina da cidade modificada.

O restaurante é lindo… de frente para a praia de Cacupé e todo decorado com temas da cultura açoriana como o Boi de mamão, que tem todos os seus personagens representados no salão da casa.

Até as luminárias são temáticas, pintadas por um artista local e decoradas com conchas do mar.

Para começar, nada melhor que uns pastéis de camarão, algo que não canso de comer em todos os lugares que vou na cidade, já que o camarão sete barbas é nativo da ilha e vira um excelente recheio de pastél.

Recheados com vários camarões inteiros, o pastél estava maravilhoso além de ser uma entrada barata (custou 4 reais cada)

Logo em seguida nos foi oferecida uma salada da casa, feita com legumes frescos cozidos ao vapor e servidos com tomate, alface e rúcula… deliciosa e com gosto de salada de avó.

Já o prato principal não foi tão “light”… um imenso prato de camarões pistola, servidos com pedaços grandes de provolone à milanesa, batata frita e um arroz à grega caprichado. Este camarão à grega foi mais que o suficiente para três pessoas e estava muito gostoso. Só achei o arrroz oleoso demais, mas as frituras estavam super sequinhas e saborososas.

Mesmo no fim da temporada o movimento estava grande com todas as mesas de frente para o mar muito concorridas.

no fim tomamos um espresso café do mercado, marca gaúcha que aporta em Floripa com um blend muito saboroso.

Antes de partir, fui obrigado a bater um bapo muito gostoso com seu Zé, que não toca mais o dia a dia do restaurante, mas sempre está lá no armazém que mantém ao lado. Parabéns seu Zé por mais este ícone gastronômico da ilha.

Restaurante Zé do Cacupé
Rod. Haroldo Soares Glavan, 1964 – Cacupé – Florianópolis
http://www.zedocacupe.com.br/

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *