Sequência de ostras no Freguesia – Sto Antônio de Lisboa – Florianópolis

Hoje Florianópolis mudou muito, na verdade existem duas cidades completamente diferentes dentro do mesmo espaço, enquanto por um lado a cidade cresceu muito, adquirindo ares e problemas das metrópoles, ainda persiste a antiga Floripa, terra dos manézinhos da ilha com muita cultura açoriana, simplicidade e nenhuma pressa.
Esses redutos da cultura local ainda vivem nos bairros coloniais da ilha, todos a beira mar como é o caso de Santo Antônio de Lisboa. Ocupado inicialmente pelos índios Guaranis, à partir da virada para o séc XVIII foi recebendo imigrantes açorianos e mantendo viva até hoje essa maravilhosa cultura.
Santo Antônio também é conhecido como um dos pontos de cultivo de ostras e mariscos na ilha e é aqui que vamos comer a melhor sequência de ostras, diretamente dos produtores, no restaurante Freguesia.

O restaurante possui um ambiente interno com ar condicionado, mas o melhor é ficar nas mesas que ficam em um deck na frente do mar… a vista não poderia ser melhor…

Estávamos em 3 pessoas grandes e pedimos uma sequência de ostras… em alguns minutos já vieram as ostras cruas que estavam divinas. Nada melhor do que ostras a beira mar!!!

Logo em seguida, chegaram as ostras ao bafo. Extremamente bem preparadas, ficando no fogo somente o tempo necessário para abrir a casca, se mantendo úmida e suculenta…

…e as ostras ao vinagrete…tudo muito simples e feito pela mesma família que cultiva o molusco…

Outro segredo do lugar é tomar uma cachacinha artesanal feita na ilha, que é “pra tirar o reimoso da ostra  óióioíó…”

Claro que depois de tomar ela purinha, me senti na obrigação de tomar também uma caipirinha  para desfrutar melhor ainda esta tarde maravilhosa que parou no tempo.

Tivemos inclusive o prazer de presenciar os maricultores levando as “sementes” para o crescimento nas águas de Floripa.

Depois de vários momentos de nostalgia chegam as ostras ao alho e óleo que são espetaculares, cada concha traz em média 4 ostras caramelizadas no alho, me deu muita vontade de comer como bruschetta.

E não parava de chegar ostras preparadas de todas as formas…na sequência ainda vieram as surpreendentes ostras a milanesa, extremamente suculentas…crocantes por fora e tenras por dentro, nunca tinha pensado em comer assim…

… e as ostras gratinadas feitas com catupiry de verdade. Perfeitas!!!

No final de todas estas porções, o cliente ainda pode escolher entre um espaguete ao molho de ostras ou strogonoff de ostras, que foi o que escolhemos. Já comi o espaguete e ele é muito bom, mas o strogonoff é maravilhoso. Feito com muita ostra e servido com simples arroz e batata palha, fechou nossa tarde da melhor forma. A sequência custa 79 reais e vem todos os pratos que mostramos.

Se quiser levar ostras, pode comprar no próprio restaurante ou caminhar uma quadra até o rancho dos maricultores e começar tudo de novo…

Freguesia Bar e Restaurante
Praça 15 de Novembro, 179 – Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis
48 3235 – 1098

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

8 comentários em “Sequência de ostras no Freguesia – Sto Antônio de Lisboa – Florianópolis

  • 4 de junho de 2011 em 18:25
    Permalink

    André! Eu nunca comi ostras, tenho um medo que me pelo! Mas recomendadas por vc eu acho que comeria. Ainda mais essa a milanesa, porque crua me dá aflição!

    Resposta
  • 4 de junho de 2011 em 18:37
    Permalink

    Amigo, eu AMO os seus posts. Teve vontade de conhecer todos os lugares que você indica! Essas ostras estão de matar! Beijos

    Resposta
  • 5 de junho de 2011 em 03:24
    Permalink

    Lilian, comendo na praia, junto aos produtores a probabilidade de problemas é quase nula… pode aproveitar!!!

    Kris, valeu mesmo. Vindo de você é um elogio muito importante. bjão

    Resposta
  • 7 de junho de 2011 em 16:10
    Permalink

    Demais essa sequência! Dá vontade de pegar o próximo voo e correr pra Sto Antônio!

    Resposta
  • 16 de outubro de 2015 em 14:04
    Permalink

    muito bom sequencia com variedade de sabores ,destaque para espetinho e a ostra bafo .estao de parabens .

    Resposta
    • 22 de outubro de 2015 em 14:15
      Permalink

      O espetinho de ostra com queijo é excepcional mesmo Felipe!!! Abraços

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *