Sukiyaki House – Circuito Alternativo – Liberdade – São Paulo

E mais uma vez voltamos para o Bairro da Liberdade. É impressionante a quantidade de opções gastronômicas no bairro mais oriental do Brasil.

Desta vez aproveitamos para conhecer um prédio super discreto, sem placas nem indicações, mas que possui vários restaurantes nos seus 3 primeiros andares.

Queríamos algo bem específico, provar o que é considerado um dos melhores Sukiyakis da Liberdade.

 

 

Como o nome já diz, o Sukiyaki House é um restaurante especializado em Sukiyakis. A casa vive lotada de descendentes que vem aqui comer a receita que é a mesma a mais de 50 anos.

 

 

Assim que sentamos já recebemos um delicioso Sunomono, que como já falamos aqui é muito mais do que a saladinha de pepino agridoce que todo mundo já conhece. Sunomono refere-se a qualquer alimento avinagrado normalmente composto por vegetais, legumes e até frutos do mar. Nosso Sunomono era feito de acelga, pimentão e cenoura.

 

 

Uma casa especializada em Sukiyakis tem algumas peculiaridades. Uma delas é um fogão bem no meio da mesa.

 

 

A montagem do Sukiyaki é feita por um dos atendentes e tem todo um ritual, como quase todas as refeições orientais.

Tudo começa com uma panela rasa bem antiga mas muito bem limpa. O fogo é ligado e os ingredientes começam a chegar.

 

 

Para começar dois tipos de molhos, um à base de saquê mirim ( saquê culinário) e o outro à base de Shoyu. Vc pode pedir mais molhos durante sua experiência. Se quiser um prato mais forte usa mais shoyu e se quiser mais suave usa mais saquê. Mas e aqueles ovos??? Já vamos mostrar para que servem.

 

 

Em seguida eles colocam manteiga na panela e fatias bem finas de carne bovina, tudo feito na hora e com uma precisão impecável.

Após a carne mudar de cor vem os demais ingredientes…

 

 

…uma bela tigela de varias verduras, legumes, cogumelos e uns embutidos de peixe…

 

 

…todos organizados com muita calma até que a panela esteja repleta com todas estas delícias.

 

 

Ao final os dois copos de molho são despejados por cima dos legumes que foram dispostos em cima da carne. Aguardamos um pouco mais para o cozimento e começamos nossa refeição.

 

 

Mas e os ovos? Pra que servem? Fomos convidados pelo proprietário da casa a comer sukiyaki da forma tradicional japonesa. Aceitamos o convite e vimos os ovos sendo despejados crús em uma pequena tijela ao lado de nossa panela fervente.

 

 

Em seguida este senhor muito gentil bateu os ovos com o hashi e nos orientou a comer o sukiyaki molhando os ingredientes cozidos diretamente sobre o ovo crú batido, como se fosse o shoyu e comendo em seguida. E não é que ficava muito bom? Até a Regina que tem receio de pratos mais exóticos provou sua carne molhada na tijela do ovo e adorou.

 

 

Para quem não esta acostumado a esta forma de comer o seu ovo também podemos colocá-lo para cozinhar junto de todos os ingredientes do Sukiyaki, o que também fica uma delícia.

 

 

Independente da forma como você vai querer o seu ovo, vale a pena experimentar este que é um dos pratos mais conhecidos da culinária japonesa. Um prato para comer em várias pessoas, lembrando um fondue, mas feito com esse delicioso caldo de carne e legumes.

Nosso sukiyaki ainda veio com uma bela porção de Lamem que colocamos junto com os demais ingredientes e comemos com muita satisfação.

Para acompanhar, uma garrafa de saquê para brindar este momento especial. Se quiser provar o Sukiyaki daqui lembre-se de fazer uma reserva e chegar cedo, pois o lugar é sempre concorrido.

 

Sukiyaki House

Rua da Glória, 111 – 1º Andar – Liberdade – São Paulo

Fone: 11 3106-4067

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *