Veríssimo Bar – Brooklin Novo – São Paulo

Já faz quase dois anos que conhecemos e adoramos o Botica do Quintana (post aqui), um boteco que homenageava um escritor gaúcho, no caso o Mario Quintana. Na época ficamos sabendo que o boteco era do mesmo dono do Veríssimo, que homenageia o próprio Luis Fernando Veríssimo. Um escritor é mais poeta, o outro mais conhecido pelas crônicas e textos de humor, mas os dois emprestando sua alma para estes lugares singulares na região da Berrini em São Paulo.

Foi então que finalmente fomos conhecer o Veríssimo, que fica apenas a algumas quadras de seu irmão, mas que possui uma identidade própria e um ambiente alegre e descontraído.

Já eram umas 15hs de um lindo sábado em Sampa quando ligamos confirmando que a feijoada com chorinho era oferecida até as 17hs e fomos para lá. Mesmo totalmente lotado e com fila de espera de quase uma hora resolvemos ficar pois a área de espera é muito aconchegante e você já pode ir tomando um choppinho e comendo uns petiscos enquanto aguarda sua mesa.

Como era dia de feijoada, logo na entrada do restaurante um estagiário de gastronomia oferece durante todo o dia caldinho de feijão e alguns beliscos para todos que aguardam ou que já estejam nas mesas.

Palitinhos de linguiça e cebola, aipim frito e um dos melhores torresminhos que já comi são servidos em latas de sardinha, aumentando o clima de boteco que paira por aqui. Idéia sensacional.

Após a mesa do caldinho, mas ainda na entrada do estabelecimento, nos deparamos com uma linda mesa de tapas e pintxos, petiscos espanhóis que são vendidos separadamente.

Muito jamón ibérico servido de várias formas como nestas bruschettas, enrolados com aspargos frescos, ou servidos em trouxinhas recheadas com amêndoas.

Segundo o site da casa são 24 sabores de tapas e pintxos que variam a cada 15 dias.

Os preços de cada tapa variam um poucos, mas estão na média de 12 reais cada. Bom para quem vem beber e papear, mas como estávamos aqui para comer feijoada, aproveitamos os petiscos já inclusos no buffet.

Como aperitivo a casa oferece para seus clientes 3 sabores de batidas, batida de côco, caipirinha e de maracujá.

Me senti na obrigação de provar as 3 opções que pareceram bem complementares. A caipirinha estava forte, a batida de maracujá suave e a de côco bem doce, opção para todos os paladares.

Tudo no Veríssimo remete ao seu homenageado. Caricaturas do escritor estão dispostas por todos os lados, além das capas de seus livros que embelezam a parede ao fundo do estabelecimento. Além disso partes do cardápio são escritas em giz em todo espaço vago, como um convite para os visitantes provarem as delícias do lugar.

O grupo de chorinho que se apresentava era espetacular, muito alegre e tocava direto por bastante tempo durante toda a tarde. Música de primeiríssima qualidade.

A feijoada é servida todos os Sábado e se não me engano está custando 32 reais por pessoa. Bem no meio do salão é disposto um belo buffet com todos os pertences separados em panelas, além dos acompanhamentos clássicos, como farofa, couve mineira, arroz, tutú de feijão, bisteca e polenta. A feijoada estava bem gostosa e aprovamos tudo nessa tarde.

A sobremesa inclusa na feijoada era um festival de docinhos de colher. Curau, brigadeiro, brigadeiro branco, coulis de goiaba e compota de abacaxi. Praticamente um menu degustação campeiro.

Com uma tendência espanhola forte no cardápio, o Veríssimo agrada pelo ambiente despojado, música boa ( durante a semana apresentam bandas de Jazz), drinks diferenciados, petiscos e pratos oferecidos.
Destaque para o set de mesa com as cobras do Veríssimo, tiras que o escritor desenhou para jornais por quase trinta anos.
Enfim, um lugar para tapear, papear e curtir um ambiente extremamente alegre e cultural.

Veríssimo Bar
Rua Flórida,1488 – Brooklin Novo – São Paulo
http://www.verissimobar.com.br

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *