Wa Sushi – Santa Mônica – Florianópolis – SC

Já fazia um bom tempo que não comia em nenhum restaurante japonês de qualidade em Florianópolis. Chega a ser um absurdo não ter uma qualidade superior de frutos do mar nos restaurantes de uma ilha, vai entender.
Depois de ficar muito tempo sem ir a estes restaurante com medo de me decepcionar, fui convencido a conhecer o Wa Sushi, restaurante que abriu ano passado no Santa Mônica, bairro em que passei toda a minha infância.
Fui em uma segunda feira e mesmo com 2 outros restaurantes japoneses próximos, o Wa Sushi era o único lotado. Não pegamos fila de espera, mas sentamos na última mesa disponível para o rodízio. O sistema é igual ao que já havíamos conhecido em Londres quando visitamos o Yo Sushi ( post aqui), sendo que na Inglaterra o ambiente todo era bem mais contemporâneo.

Este sistema consiste em servir os sushis em pequenas porções que atravessam todas as mesas em esteiras rolantes. A maioria dos pratinhos vinham com um par de cada sabor oferecido pela casa, sistema que me agradou muito, já que comíamos somente os sabores que mais nos agradava além de que mesmo demorando mais de duas horas no resturante, estávamos a cada momento comendo um sushi que havia acabado de ser feito.

A variedades de sabores era realmente enorme e mesmo depois de satisfeito ainda via nas esteiras novos tipos de sushis e pequenas porções.
Logo na entrada me impressionei com um niguiri de haddock defumado, peixe nobre e caro que só havia comido em restaurantes diferenciados.

Outra grata surpresa foi este uramaki de atum, que normalmente vem com gergelim em volta do arroz e desta vez veio servido de cebolinha fresca cortada bem fininha.

O tempurá de polvo também não deixou a desejar, com a massa sequinha e crocante, além do polvo super macio e muito saboroso.

Era notório que quem tocava a casa sabia o que estava fazendo, mesclando receitas tradicionais com um toque de brasilidade, mas sem apelar para o modelo norte-americano de fazer sushi, como no caso deste katsu de peixe branco que veio servido de molho de maracujá.

Alguns itens do sistema não passam pela esteira, como o caso dos sashimis que são servidos na mesa quando pedidos ou dos temakis que acabei provando o de salmão spice.

Minha querida cunhada nos acompanhava e pediu um yakisoba de vegetais, que ainda é oferecido com frango ou carne. De receita tradicional japonesa, neste yakissoba os legumes vieram bem crocantes, a massa frita e com pouquíssimo molho. Mais leve e saboroso do que a versão chinesa cheia de maizena, o prato fez o maior sucesso na mesa.

A laura como sempre não perdia os hots de Skin ou Philadelphia, sempre regados com molho tarê.

O serviço da casa também estava ótimo, sendo ágil e atencioso mesmo com as mesas do rodízio lotadas por toda a noite. Caso tivesse qualquer dúvida sobre os pratos servidos na mesa ou na esteira, os garçons estavam prontamente explicando os ingredientes e forma de preparo.

Em homenagem a colônia japonesa no Perú, serviram um ceviche misto com vários frutos do mar. O sabor estava muito gostoso, só faltando para mim o Leche de Tigre.

Wa já foi o nome da região que hoje é conhecida como Japão e também é usado por lá para dizer quando algo segue o estilo japonês. Seguindo este conceito o Wa-Sushi serviu pratos cheio de leveza e harmonia nos sabores, me tornando um fã na primeira experiência.

Alguns sushis doces também foram oferecidos, mas este hot de banana servido com doce de leite e castanhas estava maravilhoso mesmo para mim que nunca como sushi doce.

Ainda bem que encontramos uma casa que soube aproveitar toda a fauna marinha de Santa Catarina que é enviada para todo o Brasil e aqui pode ser aproveitada fresca e bem preparada.

Na saída ainda tive o prazer de conversar com um dos donos do lugar, filho de japoneses que se inspirou na gastronomia da região do Japão em que veio a sua família. Os preços do rodízio variam conforme o dia da semana, custando de segunda a quarta R$44,00 para mulheres e R$54 para os homens, e de quinta a sábado R$49,00 e R$59,00 respectivamente. Fomos em uma segunda feira e achamos o preço super justo, aliás mais barato que algumas opções piores na ilha.

Wa Sushi – Sushi em movimento
Rua Clodomiro Moreira,67 – Santa Mônica -Florianópolis – SC

andreleiras

Cozinheiro, blogueiro e viajante!!! Amo viajar, gastronomia e tudo que a vida tem de bom!!!

4 comentários em “Wa Sushi – Santa Mônica – Florianópolis – SC

• 16 de janeiro de 2013 em 15:26
    Permalink

Olá, André querido! Td bem?!?

Uma ótima dica em Floripa, hein… realmente é estranho a maioria dos japoneses não aproveitarem toda a riqueza em sua volta. Pior é que isso acontece em muitos lugares…

Não gosto tanto da culinária japonesa, justamente por ainda não ter experimentado bons lugares por aí. Mas este parece bem interessante e eu fiquei com vontade de quase tudo!

Parabéns pelo post e até logo! 🙂

Bjs e feliz 2013,
    Vanessa (Odisséia Gastrônomica: http://www.vanfern.blogspot.com)

• 20 de janeiro de 2013 em 12:26
      Permalink

Oi Vanessa, obrigado pela visita!!!
      Eu também me impressino como as pessoas insistem em desvalorizar os produtos locais, mas acredito que isso esteja mudando.
      Fiquei surpreso em saber que você não curte muito comida japonesa, principalmente com os amigos que tem hehehe

bjs e um ótimo ano para todos nós!

• 9 de fevereiro de 2013 em 01:29
    Permalink

Já foi ao Sushi Yama? Para mim é o melhor de Floripa. Foi lá que comi pela primeira vez e viciei em sushi! 🙂

• 9 de fevereiro de 2013 em 15:14
      Permalink

Boa dica Patrícia, vou lá experimentar e posto aqui!!! Obrigado pela visita!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *